WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Receitas de pratos típicos da culinária mexicana

As comidas típicas do México são famosas em todo o mundo e a pimenta é considerada o ingrediente mais marcante da culinária mexicana

Guacamole - imagem meramente ilustrativa

Rosny Gerdes, professor do Curso CPT Cozinha Internacional – Parte 1, ressalta que a comida é um excelente passaporte para quem deseja viajar sem sair de casa. Ao provar pratos típicos de outros países – que, muitas vezes, podem ser feitos em casa –, é possível experimentar sabores de outras culturas.

Se você está em busca de sabor e versatilidade com um toque de pimenta, sua próxima parada deve ser o México! Além de estar entre as mais valorizadas do mundo, a culinária mexicana é considerada simples e prática quanto ao preparo, tendo como estrelas o milho, o feijão e, claro, a pimenta.

A boa notícia é que boa parte dos pratos mexicanos podem ser preparados até mesmo por quem não tem experiência na cozinha. Soma-se a isso o fato de a comida ser muito saborosa e, em muitos casos, colorida. Não dá para falar em comida mexicana sem mencionar o guacamole e os tacos.

No entanto, durante o preparo, mesmo a pimenta sendo considerada essencial, deve-se ter cuidado com o seu uso, haja vista que, em grandes quantidades, a comida pode ficar intragável para quem não está acostumado. Limão, cebola e coentro são mais alguns exemplos de temperos dos quais os mexicanos gostam.

Um pouco mais sobre a culinária mexicana

A culinária mexicana apresenta base pré-colombiana e grande influência colonial espanhola, definida pela Unesco como patrimônio cultural intangível da humanidade, dada sua expressividade e importância. Completam a lista dos alimentos importantes para os mexicanos – além dos que já foram mencionados acima – o tomate, o abacate e a abóbora.

Então, está na hora de pegar sua passagem de ida para o México! Confira as receitas a seguir e faça uma breve viagem para esse país com excelente gastronomia apenas com o seu paladar:


Guacamole


Ingredientes

1 chumaço pequeno de coentro com grossura de 2 dedos
Meia cebola
2 tomates – opcional
1 abacate sem caroço
1 colher de chá de sal

Modo de Preparo

Pique o coentro, o tomate e a cebola. Depois, esprema o abacate em uma tigela juntamente com o sal e misture todos os ingredientes. Sim, depois disso o guacamole já está pronto! Caso deseje, adicione uma colher de sopa de suco de limão ao guacamole para a mistura não escurecer.


Burrito


Ingredientes - Massa do Burrito

400 gramas ou 3 xícaras de chá de farinha de trigo
50 gramas ou um quarto de xícara de margarina, manteiga, óleo de coco, azeite ou óleo
Sal a gosto
200 mililitros de água morna ou três quartos de xícara de chá + 1 colher de sopa

Ingredientes - Carne Moída

1 colher de sopa de óleo
1 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de alho picado
Meia xícara de chá de extrato de tomate
1 quilo de carne moída
Sal a gosto
Cominho a gosto
Pimenta caiena a gosto

Ingredientes - Creme Azedo

170 gramas de iogurte natural
170 gramas de cream cheese
Suco de 1 limão

Modo de Preparo - Massa do Burrito

Em uma tigela, coloque 400 gramas de farinha de trigo, 50 gramas de margarina ou óleo de coco, sal a gosto e misture bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione 200 mililitros de água morna e misture. Em seguida, transfira para uma superfície lisa e sove bem até formar uma massa macia e flexível. Cubra a massa com um pano umedecido e deixe descansar por 10 minutos. Depois, divida a massa em 14 porções com mais ou menos 40 gramas cada. Coloque a massa entre 2 sacos plásticos, polvilhe um pouco de farinha de trigo e com um rolo abra um disco de mais ou menos 20 centímetros de diâmetro. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Em uma frigideira aquecida, coloque 1 disco de massa e deixe por 1 minuto ou até começar a inflar. Com uma espátula, vire a massa e deixe por mais ou menos 30 segundos. Retire da frigideira e deixe esfriar. Faça o mesmo procedimento com os outros pedaços de massa e recheie cada disco de massa com o recheio de sua preferência, enrolando como uma panqueca e servindo em seguida.

Modo de Preparo - Carne Moída

Em uma panela com 1 colher de sopa de óleo, refogue 1 cebola pequena picada e 2 colheres de sopa de alho picado. Adicione meia xícara de chá de extrato de tomate e misture e Acrescente 1 quilo de carne moída. Tempere com sal, cominho e pimenta caiena moída a gosto e misture até a carne ficar soltinha. Tampe a panela e deixe por mais ou menos 1hora, mexendo de vez em quando e pingando água sempre que necessário. Retire do fogo e utilize em seguida.

Modo de Preparo - Creme Azedo

Em uma tigela, coloque 170 gramas de iogurte natural, 170 gramas de cream cheese, suco de 1 limão e misture bem e utilize em seguida.


Tacos


Ingredientes para a massa

10 Colheres (sopa) de Farinha de Milho
2 Colheres (sopa) de Farinha de Trigo
2 Colheres (sopa) de Azeite
1 e 1/2 Xícara (chá) de Água
1 Colher (chá) de Sal

Ingredientes para o recheio

350 g Carne Moída
5 Colher (sopa) de Milho
1 Tomate Picado
1/2 Xícara (chá) de Bacon Picadinho
1 Colher (sopa) Extrato de Tomate
1 Pimentão Verde (pequeno) picado
1 Dente de Alho (picado)
Salsinha e Cebolinha
Pimenta Chipottle
Páprica Picante

Modo de preparo da massa

Coloque a água numa panela, o sal e o azeite, leve ao fogo até levantar fervura. Adicione a farinha de milho e a farinha de trigo e misture até a massa desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco, mas não muito para a massa não ficar quebradiça. Polvilhe uma superfície com farinha de milho e comece a sovar a massa, adicionando farinha aos poucos até que a massa ficar bem homogênea. Reserve. Em uma forma, faça rolinhos de papel alumínio, o ideal é que seja com 2 ou 3 camadas e reserve. Em seguida, abra a massa, fina e firme, em uma superfície enfarinhada com farinha de milho e corte com ajuda de uma tigela redonda e reserve. Depois de ter cortado tudo, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite aos poucos os discos da massa até ficarem levemente dourados. Com as massas ainda quentes acomode em cima dos rolinhos de alumínio e pressione levemente para fazer o formato curvo. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 30 minutos.

Modo de preparo do recheio

Frite o bacon até soltar gordura, adicione a carne moída e frite rapidamente, adicione os temperos (alho, pimenta chipottle, pimenta do reino, paprica picante e sal), frite até ficar bem sequinha. Depois, coloque os outros ingredientes (extrato de tomate, milho, pimentão, tomate), misture e adicione cerca de 2 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar até o tomate ficar murcho e a água secar bem. Aguarde o recheio esfriar um pouco e monte seu taco como desejar.


Churros


Ingredientes para a massa

125 g ou meia xícara de chá mais uma colher de sopa de leite
125 g ou meia xícara de chá mais uma colher de sopa de água
70 g ou 5 colheres de chá de açúcar
85 g ou meia xícara de chá de manteiga sem sal cortada em cubos
1 pitada de sal
200 g ou uma xícara e meia de chá de farinha de trigo
1 ovo

Ingredientes - Recheio de doce de leite

1 litro ou 4 xícaras de chá de leite
500 g ou duas xícaras e meia de chá de açúcar
150 g ou meia xícara de chá de glucose branca
1 cravo
1 canela em pau pequena
1 pitada de bicarbonato de sódio

Modo de preparo da massa

Em uma panela coloque o leite, a água, o açúcar, a manteiga, o sal, misture e leve ao fogo médio por 2 minutos e 30 segundos ou até dissolver. Com uma espátula incorpore a farinha de trigo sem parar de mexer por mais ou menos 2 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Apague o fogo, transfira a massa para uma tigela, espalhe a massa na tigela e deixe amornar por 5 minutos. Depois que a massa estiver morna, adicione o ovo e mexa até ficar homogêneo. Coloque em um saco de confeitar com bico serrilhado, aperte o saco para formar os churros, corte tiras com 8 centímetros de comprimento e vá distribuindo em uma assadeira forrada com papel manteiga. Cubra com plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira e frite as tiras de massa em uma panela com óleo a 180 graus Celsius por 1 minuto ou até dourar. Retire da panela com uma escumadeira e coloque em um prato com papel absorvente. Passe os churros fritos ainda quentes no açúcar e na canela e sirva com o recheio de sua preferência.

Modo de preparo do recheio de doce de leite

Em uma panela coloque o leite, o açúcar, a glucose, o cravo, a canela em pau, o bicarbonato e leve ao fogo médio por 1 hora e 30 minutos ou até começar a caramelizar. Apague o fogo, descarte a canela e o cravo, deixe esfriar e reserve.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional:

Cozinha Internacional – Parte 1
Cozinha Internacional – Parte 2
Profissional de Cozinha

Fontes: Receitas Globo – receitas.globo.com
Nossa Cozinha Uol – uol.com.br/nossa/
Wikipedia – pt.wikipedia.org
Receitas: Receitas Globo – receitas.globo.com
Comidinhas do Chef – comidinhasdochef.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!