WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

5 receitas fáceis e deliciosas para um jantar sofisticado

Para sofisticar o seu jantar, não é preciso ser um grande chef de cozinha com essas receitas!

Estrogonofe de camarão - imagem ilustrativa

Eiji Tomimatsu, professor do Curso CPT Profissional Avançado de Cozinha, ressalta que o desenvolvimento do país, a partir dos anos 90, promoveu uma mudança de hábitos das pessoas, impulsionada pelo crescimento do setor alimentício, fazendo com que muitas delas tivessem o desejo de se tornar profissionais da cozinha.

Saber cozinhar deixou de ser uma habilidade exclusiva a uma pequena parcela de pessoas e se tornou um desejo de boa parte da população mundial. Hoje, é mais difícil encontrar alguém que não tenha intimidade com as panelas, ainda que muitas pessoas estejam presas ao conhecimento básico de cozinha.

Nas circunstâncias atuais, a paixão pela arte de cozinhar passou a ser ainda mais evidente. Estudos mostram que não só as questões práticas, como também as emocionais interferem nesse fator. Hoje, desmitificou-se, também, o fato de que saber cozinhar significa elaborar pratos requintados ou dominar técnicas da alta gastronomia.

Mesmo com o crescimento da preferência pelos alimentos prontos e a alta exponencial dos aplicativos de delivery, cozinhar em casa faz parte da rotina de cada vez mais brasileiros. Isso pode ser percebido devido ao aumento nas buscas online por receitas que sejam práticas e, ao mesmo tempo, saborosas.

É possível listar uma série de vantagens que esse hábito proporciona à vida das pessoas. Dentre elas, destaca-se a certeza de saber o que você está comendo, isto é, ao preparar a sua própria comida, você está seguro de não consumir alimentos com altos índices de sódio, açúcar e gordura, por exemplo.

E, surfando nessa onda, saiba que é possível preparar um jantar sofisticado mesmo sem ser um chef premiado internacionalmente. Quer descobrir como? Não perca essas receitas e surpreenda-se ou surpreenda familiares e amigos:


Cocotte de ovo (uma alternativa ao pão com ovo)


Ingredientes

2 colheres (sopa) de ervilha fresca (ou congelada)
2 fatias de peito de peru light
2 unidades de ovo
1 colher (sopa) de creme de leite light
1 fatia de pão de forma integral light
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Mergulhe a ervilha fresca em água fervente e deixe por cerca de 1 minuto, retirando do fogo e passando na água fria. Escorra bem e coloque no fundo de uma tigelinha refratária individual e tempere com uma pitada do sal. Obs.: a ervilha congelada não precisa ser aferventada. Acrescente o peito de peru cortado em tiras e os ovos (fure as gemas com um garfo se você for assar no micro-ondas) e, por último, o creme de leite. Tempere com o sal e a noz-moscada, sem a necessidade de misturar. Decore com algumas ervilhas. Coloque a tigelinha (cocotte ou ramequim) numa assadeira com água até a metade e asse em banho-maria por 20 minutos no forno preaquecido a 180 ºC. No micro-ondas, a receita fica pronta em 3 minutos (ou 2, se preferir a gema molinha). Sirva com o pão aquecido no forno.


Ceviche Beija-flor


Ingredientes

6 colheres (sopa) de azeite
1/4 copo de leite de coco
1/2 copo de folhas de hibisco
Polpa de 1 maracujá
Suco de 1/2 limão-taiti
2 colheres (sopa) mel de Jandaíra ou e sua preferência
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1/2 cebola roxa pequena, cortada em tiras bem finas
Sal a gosto
500 gramas de peixe branco sem pele
Flores comestíveis e brotos

Modo de preparo

No processador, bata as folhas de hibisco até virarem pó. Em uma tigela, junte todos os ingredientes, exceto o peixe, o pó de hibisco, as flores e os brotos, e bata com um garfo até obter uma mistura homogênea. Junte o peixe e deixe descansar por 15 minutos. Sirva em um prato fundo, peneirando o pó de hibisco por cima e finalize com flores comestíveis e brotos.


Coxa de frango com ervas


Ingredientes

6 unidades de coxa de frango sem pele
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de ervas secas (salsinha, cebolinha, orégano, manjericão)
1 colher (chá) de pimenta-do-reino amassada grosseiramente
3 unidades de gema de ovo
Sal grosso a gosto

Modo de preparo

Misture a farinha de rosca com as ervas secas, a pimenta e o sal grosso. Passe as coxas nas gemas batidas e envolva-as com a mistura de farinha. Pressione com as mãos para grudar e formar uma crosta. Asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Dica: Para ficar mais picante, junte pimenta-calabresa em flocos na farinha de rosca.


Estrogonofe de camarão


Ingredientes

3 cebolas picadas
2 kg de camarão rosa sem casca
6 dentes de alho amassados
5 tomates picados
1/2 maço de cheiro-verde
1 maço de coentro
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
3 latas de creme de leite
2 potes de ketchup (ou catchup)
1 caixa de molho de tomate pronto
Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque em uma panela o azeite para aquecer, depois as cebolas bem picadinhas, o alho e o camarão até refogar. Logo em seguida, coloque o tomate picadinho, o cheiro-verde e os temperos restantes (coentro, pimenta e sal). Quando os tomates estiverem cozidos, coloque o molho de tomate e o catchup. Desligue o fogo, junte o creme de leite e sirva.


Bolo com gelatina e marshmallow de cereja


Ingredientes

5 ovos
2 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
1 1/2 pacote de gelatina de cereja
400 Água quente
1/2 xícara (chá) de Água

Modo de preparo

Bata 4 claras em neve e continue batendo, acrescentando as 4 gemas, uma a uma, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, a margarina, o leite e, aos poucos, a farinha de trigo. Misture o fermento e coloque em uma forma com furo central, untada e enfarinhada. Asse no forno, preaquecido, a 200 ºC, durante 35 minutos ou até que, espetando um palito, ele saia seco. Deixe esfriar e desenforme. Corte o bolo no sentindo horizontal um pouco acima da metade. Reserve a parte de cima. Na parte inferior, cave o bolo em toda circunferência, deixando 1 cm nas laterais.

Prepare o recheio: dissolva 1 pacote de gelatina na água quente. Leve à geladeira e, quando começar a endurecer, com o auxílio de uma colher, coloque a gelatina na parte cavada do bolo. Coloque a parte superior do bolo, cubra com filme plástico e leve à geladeira.

Prepare o marshmallow, batendo, primeiramente, 1 clara em neve. Em uma panela, misture 1/2 pacote de gelatina, 1 xícara (chá) de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Mexa bem e leve ao fogo brando (160 ºC). Sem mexer, deixe aquecer, sem ferver. Junte aos poucos e em fio as claras em neve e continue batendo até engrossar. Deixe esfriar na geladeira e cubra o bolo. Decore com cerejas frescas ou em calda.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional:

Profissional Avançado de Cozinha
Básico de Cozinha
Profissional de Cozinha

Fontes: Jornal da USP – jornal.usp.br
Viva Bem Uol – uol.com.br/vivabem/
G1 – g1.globo.com
Receitas: Revista Claudia – claudia.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!