WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais salgadinhos posso fazer para festas infantis?

Os salgadinhos devem ser convidados com presença mais do que confirmada não só nas festas infantis

Salgadinho - imagem meramente ilustrativa

Denise Andrade, professora do Curso CPT Produção de Salgados Finos para Festas, destaca que os salgadinhos fazem a diferença em qualquer comemoração. Atualmente, há uma tendência à produção de salgados finos, que combinam sabores, temperos e artes. Entretanto, os clássicos não podem ficar de fora.

Sobretudo em festas infantis. É praticamente impossível imaginar uma festa de criança sem a presença dos ilustres salgadinhos. E isso se justifica por um simples motivo: eles não só agradam a elas, como também a pessoas de qualquer idade. Mais do que saborosos, são práticos e diversos nas receitas.

Como calcular a quantidade de salgadinhos que preciso servir?

São vários os fatores que precisam ser levados em conta na definição da quantidade de salgadinhos para a sua festa. A possibilidade de servir outra opção de comida – como frios ou mesas temáticas, por exemplo – faz com que a quantidade deva ser reduzida. Entretanto, se a festa durará um tempo considerável e não há outra opção salgada, é melhor fazer mais!

Geralmente, em relação à variedade, pode-se optar por 4 a 9 opções. A média está entre 6 e 18 salgadinhos por pessoa: com jantar ou almoço, 6 a 8 salgadinhos por pessoa é o suficiente; com pratos quentes ou coquetéis, de 12 a 15; quando são a única estrela da confraternização, sirva entre 15 a 18 unidades por convidado.

Quais salgados servir?

Para não errar na escolha, dê preferência aos preferidos: coxinha, bolinha de queijo e cigarrete costumam ser os mais pedidos, mas há outros tipos que também já caíram no gosto popular: rissoles – de milho, de pizza ou só de presunto e muçarela, enroladinhos de salsicha, bolinhos de bacalhau, empadinhas e quibes são alguns deles.

Receitas de salgadinhos

Hora de colocar a mão na massa e dar início aos preparativos para a sua comemoração:


Coxinha cremosa de frango


Ingredientes

5 xícaras (chá) de caldo de legumes
2 gemas de ovo
1/4 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de iogurte natural
5 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 kg de peito de frango
300 gramas de farinha de rosca

Modo de preparo

No liquidificador, bata, aos poucos, o caldo de legumes, as gemas, o óleo, o requeijão e o iogurte. Coloque a mistura em um recipiente e, devagar, junte a farinha de trigo. Leve ao fogo e cozinhe a massa até desprender do fundo da panela. Reserve para que esfrie. Em uma panela grande, cozinhe o peito de frango, temperando a gosto. Quando o frango estiver pronto, espere esfriar e desfie cortando em pedaços bem pequenos. Com o auxílio de uma colher de sobremesa, pegue uma porção da massa e amasse-a com os dedos para colocar uma porção de frango desfiado dentro (a medida do frango desfiado é uma colher de chá). Feche a massa no formato de uma coxinha. Repita até acabar a massa e o frango. Passe as coxinhas na farinha de rosca e frite-as em óleo quente até estarem douradas por fora. Sirva quente.


Bolinha de queijo


Ingredientes

½ xícara (chá) de caldo de frango (ou água)
½ colher (sopa) de óleo
½ colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
50 g de queijo prato
água gelada para empanar
farinha de rosca para empanar
óleo para fritar

Modo de preparo

Numa panela média, coloque o caldo de frango (ou água), o óleo, a manteiga e leve ao fogo alto. Quando ferver, retire do fogo, acrescente a farinha de uma só vez e misture bem. Volte ao fogo baixo, mexendo por 3 minutos. Retire do fogo e trabalhe a massa, ainda quente, mexendo bem, até ficar lisa e uniforme. Reserve.  Corte o queijo prato em cubos de 1 cm. Comece cortando em fatias (1 cm); corte cada fatia em tiras (1 cm); e as tiras em cubos. Reserve. Com uma colher de chá, pegue uma porção de massa e faça uma bolinha. Recheie a bolinha com um cubinho de queijo e feche bem. Enrole novamente nas mãos para dar forma. Repita o procedimento com toda a massa e com o queijo. Coloque a água gelada numa tigela e a farinha de rosca em outra. Passe cada bolinha pela água e depois pela farinha. Reserve. Numa panela média, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. Quando o óleo estiver quente, com cuidado, acrescente as bolinhas aos poucos para fritar. Com uma escumadeira, vire as bolinhas para que dourem de todos os lados. Retire as bolinhas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Sirva imediatamente ou conserve em geladeira. Na hora de servir, aqueça no forno em temperatura média.


Risole de presunto e queijo


Ingredientes

2 copos de leite
2 copos de farinha de trigo
2 colheres de margarina
1 caldo de galinha
Sal a gosto
200g Queijo muçarela ralada
100g de requeijão cremoso
100g Presunto ralado
Cebola ralada
Orégano

Modo de fazer

Em uma panela coloque a manteiga e a cebola ralada e deixe dourar. Depois disso, coloque o caldo de galinha e o leite. Quando o leite estiver começando a ferver, vá adicionando o trigo aos poucos, mexendo com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Retire a massa da panela coloque em cima da mesa untada com óleo e amasse-a bem com ajuda da colher de pau até ficar uma massa bem lisa. Cubra-a. Após isso, pegue pedaços e abra com um rolo, cortando-os em formato redondo. À parte, em uma vasilha, misture o presunto e a muçarela, requeijão cremoso e recheie a massa redonda. Feche bem as bordas e passe-as somente na farinha de rosca e reserve. Esquente bem o óleo e frite-as até dourar.


Novidade! Miniquiche de alho-poró


Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 ovo
1/3 de xícara (chá) de água (aproximadamente)
Manteiga para untar
Queijo parmesão ralado a gosto

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga
1 gomo de calabresa picado
2 talos de alho-poró picado
Sal e cheiro-verde picado a gosto
1/2 xícara (chá) de requeijão
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de maisena
4 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo provolone ralado

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a calabresa, o alho-poró, sal e cheiro-verde por 3 minutos. Desligue o fogo, junte o requeijão, o creme de leite, o leite, a maisena, os ovos e o provolone. Reserve. Para a massa, misture a farinha, a manteiga, o ovo e a água até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais água. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de forminhas para miniquiches. Despeje o recheio sobre as massinhas, polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até assar e dourar. Retire e espere esfriar um pouco para desenformar.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional:

Produção de Salgados Finos para Festas
Básico de Cozinha
Profissional de Cozinha

Fonte: Salgaderia Tatuapé – salgaderiatatuape.com.br
Receitas: Panelinha – panelinha.com.br
Receita de Vovó – receitadevovo.com.br
CLAUDIA – claudia.abril.com.br
Guia da Cozinha – guiadacozinha.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!