
Para produzir mudas de café em viveiros, devemos avaliar alguns aspectos importantes, como localização, luminosidade, tipo de substrato e semeadura. Dessa forma, serão desenvolvidas mudas de qualidade e, consequentemente, será obtido um café de alto valor no mercado. Por isso, tudo deve ser bem planejado, principalmente porque o café é uma cultura que produz por vários anos.
Segundo os engenheiros agrônomos da Eucatex Agro e professores do Curso CPT Produção de Mudas de Café em Saquinhos e Tubetes, um dos fatores fundamentais para o sucesso na cafeicultura empresarial é a produção de mudas de café vigorosas e sadias. Principalmente porque o cafeeiro é uma cultura perene e os erros cometidos, no início da instalação da cultura, dificilmente poderão ser sanados.
Onde implantar o viveiro de mudas
Antes de implantar o viveiro de mudas de café, o cafeicultor deve planejar bem o local para a sua instalação. Este deve possuir um terreno seco, pouco acidentado, sem risco de enxurradas e ventos fortes.
Materiais para a construção dos viveiros
Para minimizar os gastos e obter bons resultados, o cafeicultor pode construir os viveiros com bambu extraído na própria fazenda. Se quiser optar por instalações com maior durabilidade, o viveiro de mudas pode ser construído com concreto (pilares) ou ainda metal (próprio para estufas).
Luminosidade controlada por sombrites
Para que as mudas de café recebam a quantidade de luz adequada a seu desenvolvimento, o produtor rural deve utilizar sombrites que garantam a elas entre 40 e 50% de sombra. Além disso, a cobertura do viveiro deve estar posicionada no sentido Norte-Sul (oposta ao movimento do sol).
Características de um bom substrato
A função do substrato é sustentar a muda e fornecer a ela os nutrientes necessários para que se desenvolva plenamente. Dentre suas principais características, ele deve possuir boa drenagem e aeração, leveza, retenção de umidade, alta porosidade e capilaridade, pH adequado, concentração de sais e matéria orgânica.
Semeadura em saquinhos e tubetes
As sementes de café devem ser adquiridas de produtores credenciados, para que as mudas cresçam com força e vitalidade. Sua semeadura pode ser feita tanto em saquinhos como em tubetes.
No primeiro caso, o cafeicultor deve distribuir duas sementes por saquinho, cobrindo cada um com areia lavada, para facilitar a penetração de água no substrato. Já no segundo, o agricultor deve distribuir as sementes de maneira uniforme (1 kg de sementes/m²) e depois cobri-las com areia lavada para auxiliar na infiltração de água.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Rehagro e Cursos CPT.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.