
Segundo Francisco de Assis Carvalho Pinto, professor do Curso CPT Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade, independentemente de onde o café é produzido, quando na planta, ele apresenta um bom nível de qualidade. Entretanto, as operações praticadas no cultivo do café, bem como no momento da colheita, do transporte, do pré-processamento e do armazenamento, se não forem realizadas com critério e conhecimentos técnicos, poderão causar grandes perdas na qualidade do café.
Clima
Para saber se uma área está apta ao cultivo de café, o cafeicultor deve considerar a temperatura média anual (Tma) e o déficit hídrico anual (DHA) da região. O DHA deve ser menor que 150 milímetros anuais e o Tma deve se manter entre 18°C e 23°C. O produtor de café também deve levar em conta a altitude da área, pois ela influencia diretamente na temperatura. Para cada 100 metros a mais, deve ser considerado menos 1°C na temperatura média.
Topografia
Praticamente 40% da produção nacional de café vem de regiões montanhosas. Entretanto, o ideal é que as áreas de cultivo de café sejam planas, pois isso facilita a mecanização, o controle da erosão e a proteção do solo. Quando em áreas com alta declividade, o cultivo de café requer mais mão de obra. Sem falar que os riscos de erosão aumentam significativamente. Para cultivar café em regiões montanhosas, devem ser adotadas técnicas de microterraceamento.
Calagem e adubação
Na calagem da área de plantio de café, devem ser aplicados 500 gramas de calcário por metro de sulco. Já na adubação, devem ser aplicados 60 gramas de P2O5 (pentóxido de fósforo) solúvel por metro de sulco. Além disso, em cada sulco, deve ser realizada a adubação orgânica com adubo animal curtido ou composto orgânico. O cafeicultor deve considerar o melhor custo-benefício para uma maior rentabilidade.
Espaçamento
O espaçamento de plantio deve ser de 2 metros a 3,6 metros entre linhas. Já na linha, ele pode ser de 0,5 metro a 1 metro. Vale lembrar que as cultivares de café vigorosas e de porte alto exigem maior espaçamento. Se a área for íngreme, o que dificulta a mecanização, a rua deve apresentar uma largura de 2,5 metros.
Controle de plantas daninhas
Para controlar as plantas daninhas, a faixa próxima ao café e o centro da rua devem ser limpos com enxadas ou aplicações de herbicidas, como Verdict, Select, Clorimuron, Goal e glifosato. Os produtos Verdict, Select e Clorimuron são indicados para quando o mato estiver baixo. Já o produto Goal é indicado no caso de pré-emergência. No caso de ervas daninhas maiores, o mais recomendado é a aplicação de glifosato.
Outra alternativa é fazer o consórcio do café com braquiária, pois ela inibe o crescimento das ervas daninhas. Entretanto, para evitar a competição dessa forrageira com o café, deve ser mantida uma faixa de 50 cm a 70 cm da linha, controlada com aplicação de glifosato.
Conheça os Cursos CPT da Área Cafeicultura:
Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.