WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Cafeicultura

De qual forma posso controlar as principais pragas do café?

O café é uma das grandes paixões nacionais e, por esse motivo, ele é cultivado em larga escala em nosso país, colocando-o no lugar mais alto do ranking mundial de produção. Contudo, mesmo com esse cenário favorável, o cultivo pode ser prejudicado e nada rentável, caso as pragas decidam atacar o cafezal.

Quer plantar café? Confira dicas imperdíveis!

O cafeeiro é pertencente ao gênero Coffea, cujas espécies mais conhecidas são a Coffea arabica e a Coffea canephora. A primeira abrange 70% da produção mundial enquanto a segunda engloba 30%. Considerado uma planta perene típica de clima tropical, o cafeeiro se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil, o que colocou o país como o maior produtor e exportador de café do...

O que considerar para o espaçamento no plantio de café?

A produtividade da lavoura de café é determinada por uma série de fatores, inclusive, o espaçamento de plantio. Conforme a cultura e a variedade cultivada, o espaçamento muda dando maior ou menor densidade ao plantio. Para usar o melhor espaçamento no plantio de café, é essencial considerar alguns importantes aspectos, como tamanho da lavoura, mecanização da lavoura e variedade de...

Como é realizada a irrigação inteligente na pré-florada do cafeeiro?

A irrigação inteligente, principalmente na pré-florada, estimula o pegamento das flores para que na primavera o cafeeiro floresça vigoroso. Quanto mais volumosas as flores mais produtivo será o cafeeiro, pois delas surgem os frutos que, por sua vez, dão origem aos grãos de café. Por meio de técnicas simples, mas eficientes, como irrigação deficitária, monitoramento da tensão de água...

Dicas para obter sucesso na colheita do café

O café é um dos principais produtos a nível mundial e é importante para a economia brasileira. Somente no ano passado, nosso país exportou mais de 40 milhões de toneladas de sacas de 60kg para 128 países, gerando uma receita de aproximadamente US$ 5 bilhões, tendo Minas Gerais como o maior estado produtor.

Fatores importantes na escolha da área de plantio de café

Tanto na implantação de um novo cafezal como na renovação de um antigo, fatores importantes influenciam na escolha da área de plantio de café, como clima, altitude, topografia, topoclima, incidência solar e ar frio. Dessa forma, o cafeicultor evita perdas econômicas, além de tornar a lavoura de café produtiva e rentável.

Recomendações para aplicação de defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas são produtos capazes de proteger as plantações contra as pragas agrícolas, que comprometem a produtividade das culturas, como café, entre outras. Entretanto, os agrotóxicos devem ser usados adequadamente, de acordo com as recomendações de profissionais especializados, como o engenheiro agrônomo.

Controle do ácaro branco e ácaro da leprose no cafeeiro

Há um grande número de pragas, que atacam o cafeeiro, como os ácaros. Entretanto, todos são facilmente controlados, desde que o cafeicultor procure conhecê-los cada vez mais. Com o manejo racional das pragas, é possível tornar as lavouras de café altamente produtivas. Daí ser extremamente necessário um controle eficiente para erradicar essas pragas do cafezal.

7 tipos de podas em cafeeiros

Antes de realizar podas nos cafeeiros, é importante considerar alguns importantes aspectos, como a idade da lavoura de café, o tipo de cultivar escolhido, a presença (ou não) de pragas e doenças e a população de plantas na área. São 7 os tipos de podas em cafeeiros: decote herbáceo, decote lenhoso, desbrota, desponte, esqueletamento, poda de formação e recepa.

Descubra as vantagens dos secadores de café

No Brasil, o cafeicultor faz a secagem do café em terreiro suspenso ou chão cimentado. Entretanto, secar café dessa forma expõe os frutos ao tempo, o que pode levar à sua fermentação e consequente perda de qualidade. Por outro lado, a secagem do café em secadores economiza em mão de obra, otimiza o processo de secagem e melhora o padrão qualitativo do café.

Fique por dentro das novidades!