WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção 30% de Desconto na compra de 2 ou mais Cursos Online

Artigos sobre a área Cafeicultura

Descubra as vantagens dos secadores de café

No Brasil, o cafeicultor faz a secagem do café em terreiro suspenso ou chão cimentado. Entretanto, secar café dessa forma expõe os frutos ao tempo, o que pode levar à sua fermentação e consequente perda de qualidade. Por outro lado, a secagem do café em secadores economiza em mão de obra, otimiza o processo de secagem e melhora o padrão qualitativo do café.

3 principais tipos de irrigação do cafeeiro

Se considerarmos apenas os frutos maduros do café, 60% corresponde à água, o que nos mostra a importância desse recurso hídrico para a cultura. A irrigação do cafeeiro, quando bem planejada, traz excelentes resultados ao cafeicultor, como aumento da produtividade e qualidade dos grãos, além da redução dos custos de produção.

Aprenda agora como otimizar a gestão da lavoura de café

Otimizar a gestão da lavoura de café é fundamental para o sucesso da cafeicultura e do cafeicultor. Quando bem planejado, o cultivo de café torna-se mais produtivo e lucrativo, graças ao planejamento e monitoramento/controle do início da implantação do cafezal até a venda dos grãos de café.

Cafeeiro: doenças causadas por fungos

Somos os maiores produtores de café no ranking mundial, além de estarmos em segundo lugar entre os maiores consumidores de café seguindo os norte-americanos. Entretanto, as doenças fúngicas não dão trégua aos cafeicultores e atacam agressivamente as lavouras de café. Como resultado, causam prejuízos imensuráveis ao produtores, o que compromete seriamente os negócios.

Quais os grãos de café mais produzidos no Brasil?

Nosso país lidera como um dos maiores produtores e exportadores de café do ranking mundial. De todos os estados, Minas Gerais é o que mais produz e exporta café, além de abranger praticamente a metade da produção nacional. Atualmente, os grãos de café mais produzidos no Brasil são o arábica e o conilon (ou robusta).

Vantagens da colheita mecanizada do café

Para ser um diferencial competitivo no mercado, o cafeicultor deve não somente buscar aumento na produtividade, como também investir em tecnologia para melhorar a qualidade do café. A colheita mecanizada do café reduz a mão de obra e os custos de produção, além de liberar a lavoura mais cedo para nova florada.

A importância do magnésio para o cafeeiro

Daniel Marçal de Queiroz, Francisco de Assis Carvalho Pinto e Mauri Martins Teixeira, professor do Curso a Distância CPT Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade, afirmam que a qualidade do café encontra-se associada às condições de clima e solo, onde as lavouras encontram-se implantadas, e às formas de pré-processamento do produto.

Produção de café: pragas que atacam o cafeeiro

Todo cafeicultor deseja que seu cultivo alcance alta produtividade. Mas para que isso ocorra, é necessário conduzir a lavoura com o máximo de conhecimento sobre os fatores que favorecem o melhor desenvolvimento da planta. Um desses fatores essenciais para o sucesso da produção de café é o controle de pragas do cafeeiro.

Secagem do café: etapa mais importante para um produto de qualidade

A secagem de café é comparativamente mais difícil de ser executada que a de outros produtos. "Além do elevado teor de açúcar presente na mucilagem, o teor de umidade inicial, geralmente ao redor de 60% b.u., no momento da colheita, faz com que a taxa de deterioração, logo após a colheita, seja bastante alta", afirma Dr. Juarez de Souza e Silva, professor do Curso a Distância CPT...

Como manter a qualidade do café?

São muitas as preocupações com o café, visando preservar o máximo possível a qualidade dos grãos que a lavoura naturalmente oferece. Em outras palavras, se devidos cuidados não forem tomados, o seu produto certamente terá perdas significativas em sua qualidade. E estas perdas serão tanto maiores quanto for a falta de informações técnicas. A falta de cuidados e de experiência em...

Fique por dentro das novidades!