WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Cafeicultura

Dicas para obter sucesso na colheita do café

O café é um dos principais produtos a nível mundial e é importante para a economia brasileira. Somente no ano passado, nosso país exportou mais de 40 milhões de toneladas de sacas de 60kg para 128 países, gerando uma receita de aproximadamente US$ 5 bilhões, tendo Minas Gerais como o maior estado produtor.

Fatores importantes na escolha da área de plantio de café

Tanto na implantação de um novo cafezal como na renovação de um antigo, fatores importantes influenciam na escolha da área de plantio de café, como clima, altitude, topografia, topoclima, incidência solar e ar frio. Dessa forma, o cafeicultor evita perdas econômicas, além de tornar a lavoura de café produtiva e rentável.

Recomendações para aplicação de defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas são produtos capazes de proteger as plantações contra as pragas agrícolas, que comprometem a produtividade das culturas, como café, entre outras. Entretanto, os agrotóxicos devem ser usados adequadamente, de acordo com as recomendações de profissionais especializados, como o engenheiro agrônomo.

Controle do ácaro branco e ácaro da leprose no cafeeiro

Há um grande número de pragas, que atacam o cafeeiro, como os ácaros. Entretanto, todos são facilmente controlados, desde que o cafeicultor procure conhecê-los cada vez mais. Com o manejo racional das pragas, é possível tornar as lavouras de café altamente produtivas. Daí ser extremamente necessário um controle eficiente para erradicar essas pragas do cafezal.

7 tipos de podas em cafeeiros

Antes de realizar podas nos cafeeiros, é importante considerar alguns importantes aspectos, como a idade da lavoura de café, o tipo de cultivar escolhido, a presença (ou não) de pragas e doenças e a população de plantas na área. São 7 os tipos de podas em cafeeiros: decote herbáceo, decote lenhoso, desbrota, desponte, esqueletamento, poda de formação e recepa.

Descubra as vantagens dos secadores de café

No Brasil, o cafeicultor faz a secagem do café em terreiro suspenso ou chão cimentado. Entretanto, secar café dessa forma expõe os frutos ao tempo, o que pode levar à sua fermentação e consequente perda de qualidade. Por outro lado, a secagem do café em secadores economiza em mão de obra, otimiza o processo de secagem e melhora o padrão qualitativo do café.

3 principais tipos de irrigação do cafeeiro

Se considerarmos apenas os frutos maduros do café, 60% corresponde à água, o que nos mostra a importância desse recurso hídrico para a cultura. A irrigação do cafeeiro, quando bem planejada, traz excelentes resultados ao cafeicultor, como aumento da produtividade e qualidade dos grãos, além da redução dos custos de produção.

Aprenda agora como otimizar a gestão da lavoura de café

Otimizar a gestão da lavoura de café é fundamental para o sucesso da cafeicultura e do cafeicultor. Quando bem planejado, o cultivo de café torna-se mais produtivo e lucrativo, graças ao planejamento e monitoramento/controle do início da implantação do cafezal até a venda dos grãos de café.

Cafeeiro: doenças causadas por fungos

Somos os maiores produtores de café no ranking mundial, além de estarmos em segundo lugar entre os maiores consumidores de café seguindo os norte-americanos. Entretanto, as doenças fúngicas não dão trégua aos cafeicultores e atacam agressivamente as lavouras de café. Como resultado, causam prejuízos imensuráveis ao produtores, o que compromete seriamente os negócios.

Quais os grãos de café mais produzidos no Brasil?

Nosso país lidera como um dos maiores produtores e exportadores de café do ranking mundial. De todos os estados, Minas Gerais é o que mais produz e exporta café, além de abranger praticamente a metade da produção nacional. Atualmente, os grãos de café mais produzidos no Brasil são o arábica e o conilon (ou robusta).

Fique por dentro das novidades!