
"O cafeeiro recebe, a cada ano, um novo enfolhamento, o qual é emitido após as floradas, sobrepondo-se ao anterior", explica o professor Júlio César de Souza do curso CPT Pragas do Cafeeiro - Reconhecimento e Controle
Esse novo enfolhamento só é fotossinteticamente ativo após o desenvolvimento das folhas. Por isso, é importante preservar o enfolhamento anterior na época das floradas para que ocorra um vingamento normal de frutos.
Se o novo enfolhamento fosse, já no início, fotossinteticamente ativo, o cafeicultor não precisaria se preocupar em controlar as doenças foliares. Assim, tanto o enfolhamento atual, quanto o novo enfolhamento emitido anualmente pelo cafeeiro são importantíssimos.
Se o enfolhamento atual do cafeeiro não for preservado a cada ano na época das floradas, através do controle preventivo da ferrugem e do bicho-mineiro, poderá ocorrer uma desfolha drástica das plantas.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Cafeicultura
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.