
O cafeeiro é pertencente ao gênero Coffea, cujas espécies mais conhecidas são a Coffea arabica e a Coffea canephora. A primeira abrange 70% da produção mundial enquanto a segunda engloba 30%. Considerado uma planta perene típica de clima tropical, o cafeeiro se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil, o que colocou o país como o maior produtor e exportador de café do mundo.
Clima e solo
O café arábica se desenvolve melhor sob as temperaturas de 18°C a 22°C e altitude entre 450 m a 800 m. Já o café robusta (canéfora) se desenvolve bem sob as temperaturas de 22°C a 26°C e altitude de até 450 m. Quanto aos índices pluviométricos, a planta exige entre 600 mm a 1500 mm de chuva bem distribuídos ao ano.
Em relação ao solo, ele deve ser profundo, além de apresentar alta fertilidade e boa drenagem. Solos arenosos demais ou pedregosos não são apropriados para o cultivo de café, muito menos, baixadas, mesmo que com drenagem artificial.
Variedades
As variedades de café arábica produzem uma bebida fina, com aroma e sabor apreciados mundialmente e, por isso, apresentam alto valor de mercado. As mais conhecidas são acaiá, catuaí amarelo, catuaí vermelho, icatu e mundo novo. Todas adaptadas a altitudes elevadas e clima ameno. O café robusta apresenta qualidade inferior à do arábica, mas é um dos mais cultivados no país para o mercado interno.
Terreno e preparo do solo
Para plantar café, o terreno deve ser plano ou levemente ondulado, com declividade abaixo de 18%. O preparo do solo depende do tipo de cultura plantada na área anteriormente. O preparo pode ser mecânico, misto ou manual. Mas, em solos compactos, o preparo mecânico com arado é a melhor opção.
Espaçamento e coveamento
O espaçamento depende da variedade de café a ser plantada, da topografia da área, das máquinas a serem utilizadas, entre outros fatores. Normalmente, os espaçamentos variam de 1,5 m a 2,5 m entre plantas e 3,0 m a 4,0 m entre linhas. Já o coveamento pode ser feito nas dimensões de 40cm x 40 cm x 40 cm. O solo removido das covas deve ser misturado para o plantio das mudas de café.
Plantio das mudas
O plantio de café deve ser realizado na estação das águas. As mudas de cafeeiro devem apresentar de quatro a seis pares de folhas aclimatadas ao sol. Também deve ser distribuída cobertura morta ao redor das mudas, para impedir o crescimento de plantas daninhas e reter a umidade no solo.
Colheita, secagem e armazenamento
A colheita de café ocorre quando os cafeeiros apresentam 70% dos frutos cereja. Os frutos verdes comprometem a qualidade da bebida e reduzem o valor do produto. A secagem dos grãos pode ser realizada em secadores ou terreiro, contanto que a massa de café não ultrapasse 45°C. Já a umidade ideal para o armazenamento do café deve ser de 13%.
Conheça os Cursos CPT da Área Cafeicultura:
Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade
Curso Pragas do Cafeeiro - Reconhecimento e Controle
Fonte: ruralpecuaria.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.