WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saanen, raça de cabra leiteira, com grande lucratividade

 

A caprinocultura leiteira é um ramo de expansão no mercado brasileiro. Devido a esse crescimento, a competição de criadores e produtores de leite encontra-se cada vez mais acirrada

A criação de caprinos leiteiros tem boa viabilidade econômica

A caprinocultura leiteira é um ramo de expansão no mercado brasileiro. Devido a esse crescimento, a competição de criadores e produtores de leite encontra-se cada vez mais acirrada. Os criadores estão investindo, cada vez mais, em recursos tecnológicos, que aumentem a produtividade e volume de produção.

No Brasil, a maior parte do rebanho está na região Nordeste, mas a maior produção de leite está no Sudeste, mesmo com parcela inferior de criação.

Os caprinos chegaram ao Brasil por intermédio dos colonizadores portugueses, franceses e holandeses. Eram criadas, visando a subsistência. A criação para utilização comercial só veio em 1910.

Raça Saanen

A raça Saanen é originária da Suíça, no sul do Cantão de Berna, mais especificamente no vale de Saanen. A reputação como cabra leiteira era bastante evidente no século XIX e, em 1890, espécies foram exportadas aos milhares pelo resto do mundo.

A cabra Saanen honra com sua fama de alto valor leiteiro. É a cabra de maior produção de leite do mundo. No Brasil, essas cabras são de excelente qualidade. E são as mais importantes no cenário de torneio leiteiro.

As cabras Saanen tem pelagem branca e pelos curtos. Caracterizam-se pelo seu grande porte. As orelhas são pequenas, os cascos amarelos-claros e a pele rosé. Os úberes são bem formados, com excelente produção leiteira. Podem ou não ter barbas. As fêmeas pesam de 50 a 90 kg (podendo, em alguns casos, ultrapassar os 100 kg) e os machos de 80 a 120 kg (podendo chegar até os 130 kg).

Esses animais adaptam-se bem ao sistema de confinamento. Em sua criação, é necessário que haja um abrigo confortável, arejado, protegido de ventos e umidade. As instalações devem sempre estar limpas e desinfectadas. É necessário varrer o local diariamente e retirar as sobras de alimentos do cocho. Uma vez por mês, deve-se passar  vassoura de fogo ou desinfetante químico. A vermifugação e o exame de fezes são recomendados.

Quanto à alimentação, plantas forrageiras são importantes para o aparelho digestivo e grãos completam as necessidades nutricionais, assegurando alta produção. As cabras preferem vegetação arbustiva de folhas largas - amoreira, rami e feijão guandu, além de capins, silagem de milho ou feno de leguminosas. Sais minerais devem ser dados em cochos separados. Deve-se deixar bastante água para elas, pois bebem de 5 a 6 litros de água por dia. Isso é extremamente importante na produção de leite.

Um exemplar de Saanen pode custar de R$300,00 reais a R$3.000,00 reais. A criação deve ter, no mínimo, 25 cabras em lactação. O retorno do investimento demora de 3 a 5 anos. Em média, raças com boa lactação produzem de 2 a 5 litros de leite por dia durante nove meses.

 


Por Natália Mayrink De Lazzari


O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o Curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, que orienta nessa atividade. Pode ser também de interesse o Curso Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite.
Sugerimos também que leia os seguintes artigos:

- Cabras leiteiras: ordenha;
- Cabras Saanen têm úbere desenvolvido, o que eleva a produção leiteira ;
- Raças de cabras leiteiras determinam a produtividade;

Este conteúdo foi desenvolvido com base nas dúvidas do leitor Ronaldo Antonio Ferreira, postadas no artigo Na criação de cabras leiteiras qualidade é essencial para aumentar a produtividade .

Faça você também seu comentário. A partir dele, poderão ser desenvolvidos novos artigos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Joseaned Souza Kiss

16 de jun. de 2021

A dor cabra de leite gostaria de comprar um.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jun. de 2021

Olá, Joseaned 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika


RITA MARIA ANDRADE VITURIANO

2 de jun. de 2021

Qro 5 cabras

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2021

Olá, Rita

Como vai?

Agradecemos sua vista ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Wemerson Francisco

29 de mai. de 2021

Como fazer os cursos

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2021

Olá, Wemerson 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Sergio Esteves

4 de mai. de 2021

Gostaria de participar Deste curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de mai. de 2021

Olá, Sergio Esteves 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Alex Praxedes dos santos

18 de out. de 2019

Gostaria de ter mais informações, sobre criação e mercado.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out. de 2019

Olá, Alex

Como vai?

O CPT disponibiliza cursos na área que auxiliarão você em sua busca por conhecimentos.

Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-cabras e confira os cursos que temos na área.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente

Erika Lopes

Jovanio

27 de mai. de 2019

Tem como adquirir curso por e-mail, para eu imprimir aqui?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2019

Olá Jovanio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos nossos cursos sobre a criação de cabras.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Adenir Floriano

13 de jan. de 2019

Quantos litros de leite de cabra são necessário para fazer um kg de queijo

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jan. de 2019

Olá Adenir,

Agradecemos a visita e comentaŕio em nosso site. São necessários de 10 a 12 litros de leite para fazer um queijo de 1 kg.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

ROBSON CLEBER

31 de jul. de 2018

OLÁ ,BOA TARDE, NA ULTIMA MENSAGEM EU FALEI QUE TINHA GANHADO UMA CABRA QUE ESTAVA PRENHE E QUE A MESMA NÃO QUERIA COMER OUTRA COISA A NÃO SER MILHO, OU XERÉM. AGORA QUE ELA JÁ DEU CRIA ,EU GOSTARIA DE SABER SE POSSO DAR MILHO OU XERÉM ? OU O MILHO AFETA NA AMAMENTAÇÃO? PORQUE EU OUVI FALAR QUE O MILHO SECA O LEITE DA CABRA ,ISSO É VERDADE? VOU AGUARDAR RESPOSTAS OBR.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul. de 2018

Olá Robson,

Os alimentos de cabra comerciais mais comuns são grânulos misturados e cubos feitos de milho e aveia. Uma comida comercial típica para cabras jovens e em lactação contém grãos e minerais para apoiar a produção do leite e o crescimento. Os ingredientes usados ​​mais comuns são milho, grão de trigo, farelo de soja e alfafa secada ao sol. Tenha em mente que os grãos são necessários apenas para cabras com necessidades especiais (jovens, lactantes, etc.) e devem ser colocados em uma dieta de cabra lentamente e em quantidade pequena. Se você exceder um certo limite, a cabra provavelmente começará a ter vários problemas de saúde. Leia mais.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

ROBSON CLEBER

28 de jul. de 2018

GANHEI UMA CABRA DE ANIVERSÁRIO E ESTOU GOSTANDO MUITO DE CRIA-LA COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ,MORO NUMA CASA NO CENTRO DE ARACAJU ,PORÉM UM CASARÃO ANTIGO COM UM QUINTAL ENORME, TENHO , GALINHAS ,GALO, GUINÉ,GATO E AGORA A CABRA. PORÉM A CABRA SÓ QUER COMER MILHO ,GRÃO OU XERÉM GRAÚDO , JÁ COMPREI UMA RAÇÃO BALANCEADA E FENO E ELA NÃO QUER COMER , O QUE DEVO FAZER? ELA ESTA PRENHA PRECISO REFORÇAR A ALIMENTAÇÃO , POR FAVOR ME ORIENTEM ,OBRIGADO .

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul. de 2018

Olá Robson,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Tente misturar a ração com os gãos para ela acostumar e começar a comer.

Para mais informações, recomendamos a consulta com um veterinário, para não afetar a gestação.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Julemar goncalves

23 de jul. de 2018

Estou iniciando uma criação de cabras saaner comprei 5 novilhas já prenhas. Preciso de todas as informações possíveis sobre esta raca. Obrigado aguardo retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jul. de 2018

Olá Julemar,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site, Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!