WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pasteurização do leite. O que é? Qual é a sua importância?

A pasteurização é calor + tempo. Ao contrário do que muitos pensam, a pasteurização não é choque térmico


A pasteurização do leite é um tratamento térmico conjugado a um determinado tempo. Em outras palavras, a pasteurização é calor + tempo. Ao contrário do que muitos pensam, a pasteurização não é choque térmico.

Pasteurizar o leite é necessário não somente à destruição dos germes patogênicos (causadores de doenças) como também a destruição da quase totalidade dos germes banais, que apesar de não causar nenhum perigo à saúde do homem pode, contudo, originar alterações nos produtos.

"Não se trata de um processo para recuperar as qualidades originais do leite, e sim um tratamento para prolongar as características organolépticas, físicas e nutritivas", explica Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Caprinocultura: Produção e Principais Doenças.

A interpretação exata da palavra pasteurização, em termos de tempo e temperatura, varia consideravelmente de país para país. Ela deverá se encaixar na finalidade a que se destina o leite a ser pasteurizado.

Pasteurizar consiste, portanto, em aquecer o leite a uma determinada temperatura, por um determinado tempo, seguindo-se de um resfriamento.

Pasteurização do leite. O que é? Qual é a sua importância?


É um tratamento térmico obrigatório, que visa eliminar bactérias patogênicas e aumentar a vida útil do produto, sem alterar de forma significativa a sua constituição física, seu equilíbrio químico, assim como suas propriedades organolépticas normais. Dessa forma, você previne e retarda a deterioração do leite, além de ajudar na uniformização do produto final e melhorar a ação dos fermentos pela eliminação da concorrência de bactérias.

Em síntese, o ato da pasteurização alcança duas finalidades básicas: A primeira é a destruição de todos os germes, que, via leite, podem causar doenças como a tuberculose, brucelose, viroses, cólera e difteria.

A segunda é a destruição da quase totalidade das bactérias saprófitas, que não causam doenças, porém são capazes de alterar a qualidade do produto final. A pasteurização não danifica a qualidade nutritiva do leite, podemos considerá-la de grande efeito sanitário, porém se destrói uma pequena parcela de ácido ascórbico e tiamina (o leite não é uma fonte essencial de vitaminas), sendo que tal efeito não carece de grande importância.

Das muitas combinações e correlações de tempo/temperatura, resultam vários tipos de pasteurização e, portanto, de pasteurizadores.


Gostou do assunto? Leia também:


- Reprodução de cabras leiteiras? Conheça o Efeito Macho

 


Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?