
Segundo Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Caprinocultura: Produção e Principais Doenças, "a coalhada do queijo de cabra é mais delicada, exigindo maior cuidado na mexedura para evitar perdas de componentes no soro". Com o devido cuidado, o rendimento será semelhante ao do leite de vaca.
Esse detalhe engana, muitas vezes, na comparação do rendimento entre os leites, pois os queijeiros estão acostumados com a coalhada do leite de vaca que é mais firme, e fazem a mexedura rápido demais, destruindo os coágulos.
A temperatura de adição do coalho é menor em até 5°C e o tempo de coagulação situa-se entre 45 e 60 min. A dessoragem é mais rápida, necessitando, no entanto, que se faça maior número de viragens da forma.
O soro do queijo é muito rico para uso em bebidas lácteas e aproveitamento doméstico em sucos e pães, porém, para a fabricação da ricota, o rendimento é pouco, pois, o leite de cabra e seus derivados “preferem” ser resfriados ou congelados a serem aquecidos.
Gostou do assunto? Leia também:
- Reprodução de cabras leiteiras? Conheça o Efeito Macho
Um pouco mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Sergio bongetta
1 de jan. de 2023Era industrial de produto caseareos. Na Itália agora aposentado tenho um aras e quero me enteressar sobre criação de cabras leiteiras já tenho um bom conhecimento em criação de gado leiteiros e suíno para corte

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de jan. de 2023Olá, Sergio! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!!
Em brave uma de nossas consultoras entrará em contato com você para te passar informações sobre o curso.
Agradeço seu contato e precisando estou a disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.