WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer aumentar a produção do leite de cabra? Melhore o manejo!

A criação tradicional, então, vem dando lugar à outra, em que técnicas são empregadas para elevar a produtividade sem, contudo, aumentar o número de animais

Quer aumentar a produção do leite de cabra? Melhore o manejo!

 

No Brasil e no mundo, o aumento da demanda pelos produtos de origem caprina e a busca de opções econômicas para a agropecuária resultam na formação de novos rebanhos, sabia disso?

Sabia também que o aumento da procura por animais especializados na produção de leite provocou a importação de raças Europeias, principalmente a Saanen, Alpinas, Toggenburg Anglonubiana; em menor escala, a Alpina Britânica e, recentemente, a Murciana?

Pois, acredite, é verdade e já deixou de ser novidade faz tempo. “Porém, por serem menos rústicas, mais produtivas e exigentes, elas determinam mudanças no manejo e nas instalações, de forma a permitir toda a manifestação do potencial genético do rebanho”, explica Prof.ª Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.

A criação tradicional, então, vem dando lugar à outra, em que técnicas são empregadas para elevar a produtividade sem, contudo, aumentar o número de animais ou comprometer a viabilidade econômica do empreendimento. Técnicas como a inseminação artificial, por exemplo, são usadas na melhoria genética do rebanho.

Diante dessa nova realidade, a indústria do setor animal passou a investir na caprinocultura. Rações e produtos específicos já podem ser adquiridos nas casas do ramo agropecuário. Centros de Pesquisas desenvolvem produtos derivados do leite, como novos queijos, iogurte e leite de cabra em pó. A mesma coisa com relação a equipamentos, técnicas de manejo e combate às enfermidades da espécie.

Graças aos investimentos dos próprios caprinocultores, o setor se firmou como atividade econômica viável, com boas perspectivas para os seus produtores, capaz de atender ao mesmo mercado de reprodutores a matrizes tom animais de qualidade.

A grande diversidade socioeconômica a climática do Brasil determinou o aparecimento de vários tipos de sistemas de criação. Nesse novo cenário, é um erro para o novo criador buscar subsídio somente em um modelo único de criatório, que pode não corresponder à realidade local.

Em outras palavras, instalar-se de forma precária e, ou, descuidar do aspecto comercial podem ser falhas de difícil solução.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Caprinos e Ovinos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?