
Diversos estudos e observações a campo têm mostrado que a presença de um macho junto às fêmeas exerce um efeito indutor à ovulação.
"Provavelmente, os machos liberam ferormônios que ativam o mecanismo hormonal, provocando como resposta o aumento da fertilidade", explica Prof.ª Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.
Apesar de ser um mecanismo de ativação fisiológica desconhecido, é certo que provoca nas cabras a retomada dos ciclos estrais, reduzindo os períodos de ausência de fertilidade, como ocorre no outono entre os caprinos.
A estratégia usada consiste em afastar completamente todos os reprodutores das cabras, por um período mínimo de 60 dias, isolando-os.
Para que a técnica tenha bons resultados, as fêmeas não podem ver, ouvir ou sentir o odor dos machos. Terminado o período de afastamento, os reprodutores ou rufiões (caso seja usada inseminação artificial) são introduzidos nos lotes das fêmeas, de maneira que seja exercido o estímulo reprodutivo esperado.
Esta prática de manejo deve ser realizada no início e, ou no final da estação de monta. Esta técnica é de grande eficácia quando se faz uso de métodos para indução de cios através de aumento de fotoperíodo e quando se está no início do aparecimento de cio dos animais.
Gostou do assunto? Leia também:
- Criação de cabras leiteiras? Aprenda mais sobre a reprodução dos animais
Um pouco mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.