WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialização na criação de caprinos melhora a qualidade da carne atendendo à demanda do mercado

Os caprinos têm sido intensamente comercializados em todo o Brasil

 

No Brasil, observa-se crescimento acentuado da demanda pelos produtos da ovinocaprinocultura de corte, notadamente a carne e a pele.

 

O Brasil possui um rebanho caprino da ordem de  14.556.484 cabeças, sendo que 93% está concentrada na região Nordeste. De acordo com dados do IBGE, a maior concentração está na Bahia, Pernambuco e Piauí. Apesar da maior criação estar nessas regiões, a criação de caprinos de corte está em franca expansão em todo país, com a distribuição de 2,8% na região Norte; 3,4% na região Sudeste; 31,7% na região Sul e 5,5% na região Centro-Oeste.

O produto básico da caprinocultura é o cabrito, pesando de 18 kg a 20 kg de peso vivo, com aproximadamente cinco meses de idade e excelente carcaça. Os caprinos têm sido intensamente comercializados em todo o Brasil, só que de uma forma desorganizada, muitas vezes ilegal, de maneira que a cadeia produtiva permanece desestruturada, prejudicando tanto produtores, como frigoríficos e os próprios consumidores.

Portanto, é aconselhável que o produtor faça alianças junto à indústria e ao comércio, para que a comercialização da carne possa ocorrer de forma que torne a atividade rentável em todos os elos da cadeia produtiva, viabilizando o negócio. O primeiro passo nesse processo é a produção de animais com carcaças de excelente padrão, que tenham um maior rendimento da porção comestível, permitindo melhor aproveitamento, o que determina maior qualidade e valorização. Valorizando a carcaça, por meio da separação em cortes, subcortes e devida embalagem, a cadeia produtiva conseguirá obter um produto com padrão de qualidade e grande versatilidade de mercado.

 

 Valorizando a carcaça, por meio da separação em cortes e subcortes, a cadeia produtiva conseguirá obter um produto com padrão de qualidade e grande versatilidade de mercado.

 

As características que fazem da carne um produto de qualidade e de alta procura no mercado,  são o elevado valor proteico e os baixos níveis de gordura. De acordo com ZAPATA et.al., 2001, se compararmos as carnes (caprina, ovina, suína, bovina e de aves), veremos que a caprina é a que se apresenta mais magra, com os menores índices de gordura, estando em torno de 1,8% a 4%.

Em contraste com os índices produtivos ainda constatados no Brasil, verifica-se um crescimento acentuado da demanda pelos produtos da ovinocaprinocultura de corte, notadamente a carne e a pele. No entanto, a demanda encontra-se reprimida, razão pela qual uma fatia considerável do mercado é suprida pela matéria-prima importada de outros países do Mercosul e até de outros continentes (LEITE, 2002).

Essa situação, entretanto, tende a mudar. Não são poucos os esforços de diversos componentes da cadeia produtiva e de órgãos governamentais para que o potencial da caprinocultura de corte produza carne de qualidade, a baixo custo, de forma rentável. Sem contar que a pele de caprinos apresenta alta qualidade, sendo muito valorizada pela indústria de couro.

Pensando em ampliar o mercado de carne de caprinos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, elaborou o curso "Criação de Caprinos de Corte" que irá ensinar a melhor forma de se criar caprinos para corte. Nele você receberá informações da professora Cristiane Leal dos Santos, doutora em zootecnia, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Com a expansão da produção de caprinos de corte no Brasil, para que o produtor se insira nesse setor de futuro promissor, há a necessidade de conhecimento específicos que o auxilie a alcançar o sucesso produtivo. O que se pretende é produzir carne de  alta qualidade, que permita a obtenção de cortes diferenciados, que ofereçam conveniência no preparo, atendendo aos interesses dos consumidores finais. E que permitam diferentes formas de processamento, atendendo aos interesses da indústria de derivados da carne, levando assim à formação de um mercado competitivo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jose Benedito Frazão

17 de jun. de 2013

Tenho muita vontade de ingressa na criação de caprino, mas não tenho pratica do manejo e com isso tenho medo de investir e não dar certo, pois muita gente diz que caprino da muita bicheira. Vou arriscar dê-me uma sugestão. Pois acho o rebanho maravilhoso.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun. de 2013

Olá, José Benedito!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre a criação de caprinos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Abrahao

7 de mai. de 2012

Boa noite, gostaria de saber como ter uma criação de cabritos para corte.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jun. de 2015

Olá Senhor Abrahao

Ficamos muito satisfeitos com sua visita a nosso site e seu comentário em nosso artigo.

A caprinocultura de corte tem um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro. Sua carne é saudável, com baixos teores de gordura. E o gosto dos consumidores por sabores diferenciados em seu dia a dia tem se expandido juntamente a esse mercado de criação.

Alguns pontos positivos que servem de grande incentivo na criação desses animais: por se tratar de um animal de pequeno porte, consomem aproximadamente 1/8 da quantidade de comida que uma vaca consome e produzem, em um ciclo reprodutivo menor, um maior número de crias por parto. Devido a estas características a perspectiva para uma produção de sucesso é maior

O CPT - Centro de Produções Técnicas pode lhe orientar nesse investimento com o curso Criação de caprinos de corte. Nele você encontrará assuntos como: características da criação, sistemas de produção, manejo na reprodução, comercialização dos caprinos e outros fatores.

Além deste curso, possuímos outros na área que poderão ser de seu interesse: Abate de caprinos e processamento de carne, Sistema orgânico de criação de cabras.

Para saber mais sobre o assunto você pode ler os seguintes artigos: Ovinos de corte: conheça as principais técnicas de manejo da criação; Carne de ovinos tem características influenciadas pela alimentação; Ovinos de corte: destaques do negócio para o pecuarista.

Esperamos que as informações lhe sejam úteis.

Conte conosco em caso de outras dúvidas.

Atenciosamente.

Natália Mayrink De Lazzari

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!