WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de cabras leiteiras: como deve ser o capril

O capril geralmente é a instalação mais indicada para a criação de cabras para a produção de leite em confinamento; por isso, merece planejamento

Criação de cabras leiteiras: como deve ser o capril   Artigos Cursos CPT

 

O capril geralmente é a instalação mais indicada para a criação de cabras para a produção de leite em confinamento; por isso, merece planejamento por parte de caprinocultor, relata Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso a Distância CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, em Livro+DVD e Curso Online.

Com relação ao tipo de piso, existem duas opções: piso suspenso com ripado ou piso de chão batido. Caso seja feita opção pelo piso ripado, as ripas devem medir 5 cm de largura com distância entre si de 2 cm para animais adultos, e 1,5 cm entre ripas para piso de animais jovens.

No planejamento do capril, deve-se dar atenção especial à sua localização, considerando que deve ser de acesso facilitado, inclusive por estradas de boa qualidade. Atenção especial deve ser dada para direção do sol, nível de insolação e predominância de ventos, evitando a entrada direta do vento sul. Deve também oferecer fácil acesso às pastagens, e também às áreas de forragens cultivadas como capineiras, banco de proteínas ou outras plantações. Devem ser construídos em um terreno de preferência mais elevado, de forma a garantir boa drenagem da água da chuva.

Deve-se evitar a construção em locais úmidos, como baixadas, ou ainda em locais onde ocorram ventos dominantes muito fortes, que favorecem a ocorrência de problemas sanitários. Além disso, o local deve ser bem ventilado, distante de rodovias e estradas movimentadas. Também é importante que esteja próximo à casa do tratador, para que haja mais segurança e para que a observação dos animais seja facilitada em qualquer horário. Também será útil que o local seja servido por energia elétrica e água potável.

Os cochos devem ficar do lado de fora das baias onde os animais são alojados, para facilitar a distribuição de alimentos e a limpeza. A altura do solo para animais adultos é de 40 cm e para animais jovens é de 15 cm. Internamente, o capril pode estar dividido em baias com as seguintes características, conforme a categoria animal alojada: baias para as cabras, baias para as caritas e cabritos, baias para animais em recria, baias para reprodutores, além de outras instalações, como silos, galpões para a conservação do feno, depósito de ração e sala para o escritório e farmácia.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Especialista: o sucesso da criação de cabras leiteiras é o planejamento
- Vai criar cabras de leite? Conheça seus hábitos alimentares
- Pastagens para caprinos: altura e densidade da gramínea

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!