WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pastagens para caprinos: altura e densidade da gramínea

Para que seja atingida a capacidade máxima de ingestão ao menor espaço de tempo possível, dois fatores são fundamentais: altura e densidade da gramínea

Pastagens para caprinos: altura e densidade da gramínea   Artigos Cursos CPT

 

Na implantação de pastagens para caprinos, devemos levar em conta que o pastejo de cabras demanda do gasto de energia do animal, isso gera desgaste, e até mesmo cansaço.

Por isto, é fundamental adequar o estabelecimento e manejo das pastagens ao hábito alimentar de cada espécie animal, de maneira que seja atingida a capacidade máxima de ingestão ao menor espaço de tempo possível, reduzindo-se esse desgaste.

“Os dois fatores fundamentais para que isso ocorra são a altura e a densidade da gramínea. Quanto mais densa e maiores as folhas, mais eficiente será o pastejo”, relata Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.

Outro fator a levar em conta é que a maneira de pastejar dos caprinos, cortando folhas e talos com os dentes frontais, determina que eles retirem a forragem de uma forma muito rente ao solo, a até 0,5 cm de altura, o que é bem pouco, se considerarmos que os bovinos, por exemplo, conseguem pastejar com eficiência quando a altura da forrageira é de no mínimo 20 cm.

Por causa dessas características de pastejo dos caprinos, deve-se dar preferência às gramíneas de porte mais baixo, com hábito de crescimento prostrado, que apresentam gemas de crescimento situadas na base da planta, onde são menos atingidas pelo pastejo mais baixo.

Essas gemas são pontos de crescimento constituídos por tecidos jovens, com alto poder de multiplicação, justamente de onde surgem os novos brotos, que vão gerar novas folhas.

É necessário, por isso, no manejo da pastagem, evitar ao máximo que os animais, ao consumirem o pasto, retirem esses pontos.

Caso isso venha a acontecer, o tempo para a planta restabelecer seu crescimento normal aumenta, fazendo com que a área fique vulnerável às plantas invasoras, contribuindo para o processo de degradação do pasto.

Além disso, a planta vai perdendo suas reservas nutricionais, gerando brotações cada vez mais raquíticas, o que leva a pastagem a ficar cada vez menos produtiva.

Gostou do assunto? Leia também:


- Especialista: Criar cabras é fácil. Basta ter planejamento!
- Criação de cabras leiteiras: como deve ser o capril
- Vai criar cabras de leite? Conheça seus hábitos alimentares

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Josael leandro da costa

15 de jan. de 2021

Estou querendo trabalhar com Cabras leiteiras,e achei muito interesante o curso sobre como manejar,e criar os animais.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jan. de 2021

Olá, Josael

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?