WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bovinos de corte: alimentos utilizados no sistema de engorda

A alimentação é o fator mais decisivo dentro de um confinamento, por isso é importante dar atenção especial para um criterioso programa nutricional

Bovinos de corte: alimentos utilizados no sistema de engorda   Artigos Cursos CPT

 

A alimentação é o fator mais decisivo dentro de um confinamento, uma vez que ela chega a representar 70% a 80% do custo de um animal confinado. Por isso, é importante que voltemos nossa atenção para um criterioso programa nutricional para os animais.

“Sabemos que os alimentos comumente utilizados em um sistema de engorda são divididos basicamente em dois grupos: volumosos e concentrados”, afirma Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Bovinos de Corte.

Um exemplo de concentrado mais consumido pelos ruminantes é o milho em grão, que é um dos alimentos mais produzidos no Brasil, logo o preço geralmente se torna acessível para produtores que vão confinar seus animais.

Esse ingrediente pode ser parcialmente substituído por sorgo, farelo de arroz, farelo de trigo, dentre outros. Porém, é importante sempre pesquisar os preços em sua região, tendo em mente que o milho é o concentrado energético “padrão”, devido às suas características nutricionais conciliadas com seu preço.

Em algumas épocas do ano, como as colheitas de safra de milho e até safrinha, uma prática se tornou bastante utilizada entre os produtores. A utilização das dietas de grão inteiro está tomando conta do mercado, instigando as indústrias a investirem em pesquisas e desenvolvimento de núcleos que complementem as exigências nutricionais, conciliando o uso de diversos aditivos que evitam o desenvolvimento de distúrbios metabólicos.

O milho é a maior e principal fonte de energia disponível que temos para nossos animais. Neste caso, se o animal deve ingerir de 6 a 8 kg de ração por dia, 80% dessa ração deve ser milho. Porém, para esta dieta, não é permitida a utilização de qualquer milho. O produtor deve utilizar apenas grãos relativamente grandes, livres de carunchos, sem sabugo, sem presença de mofo, sem sementes de pragas ou outras sujidades.


Além do milho, que é um concentrado energético (apresenta menos de 20% de proteína bruta), a outra porção do alimento concentrado é a porção proteica (com mais de 20% de proteína) e tem como principal representante o farelo de soja. Após a extração do óleo de soja, seja por prensa, seja por extração química, temos o ingrediente mais utilizado na alimentação animal para suprir a exigência de proteína. A partir desse preceito, se um produtor encontra milho e farelo de soja a preços acessíveis, deve, sem dúvida, utilizá-los como primeira opção.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Principal é o alimento dos bois? É o volumoso!
Qual o maior entrave à pecuária de corte? O declínio das pastagens!
Especialista: Na seca, quanto mais suplementos mais engorda o gado de corte

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?