WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 32Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Contenção de bovinos? Conheça os 5 métodos mais utilizados

Os bovinos são animais mais fortes e brutos que os equídeos e, por isso, são utilizados métodos de contenção distintos, geralmente mais incisivos que os usados para a contenção de cavalos

Contenção de bovinos? Conheça os 5 métodos mais utilizados   Artigos Cursos CPT

 

Os métodos de contenção de equídeos e bovinos são os mesmos? Não, não são! “Os bovinos são animais mais fortes e brutos que os equídeos e por isso são utilizados métodos de contenção distintos e, geralmente, mais incisivos que aqueles”,afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.

Os exames físicos em bovinos podem ser realizados com o animal na posição deitado ou quadrupedal, desde que a contenção seja eficiente e garanta o limite dos movimentos do corpo e também da cabeça.

O que usar para conter os bovinos?


1- Brete
O uso do brete é a principal e mais utilizada forma de contenção de bovinos na posição quadrupedal. É importante que ele seja bem construído e possua as seguintes características:
- deve possuir uma tesoura na parte frontal para fixar o animal pela cabeça.
- suas laterais devem ser reforçadas para suportar a grande força desse animal.
- não deve apresentar pontas ou laterais cortantes.
- possuir travas graduadas para confinar o animal na parte traseira, de acordo com seu comprimento.
- piso com ripas para facilitar a tração do animal.

2- Cabresto


O cabresto é utilizado para a condução de animais calmos, quando se necessita neles aplicar procedimentos simples e também em conjunto com outros métodos de contenção.

3- Formigão


O formigão é um instrumento no formato de uma torquês, mas com suas pontas abauladas e não cortantes. Para ser utilizado, cada uma de suas pontas é introduzida em uma narina do animal e em seguida pressiona-se. Se o animal resistir ou ficar agitado, pressiona-se mais, ao ficar calmo a pressão pode ser aliviada. Existem modelos de formigão que possuem uma corda na ponta de cada alavanca do instrumento. Essa corda permite que o auxiliar veterinário possa permanecer mais afastado da cabeça do animal e quando ele tenta se mover, automaticamente, a corda pressiona a narina, contendo-o.

4- Peia


Muitos animais acostumados com a manipulação do homem, como o rebanho leiteiro, permitem o exame (principalmente na parte posterior do animal), pela simples colaboração do cabresto e de uma peia, que é uma imobilização dos membros posteriores com o auxílio de uma corda. Esse método impede que ele se movimente ou que possa desferir coices.

5- Animal deitado


Quando é necessário realizar contenção do animal deitado ele deve ser derrubado. Existem diversos métodos para se derrubar um bovino. Um dos mais eficientes e simples e, por isso, muito utilizado, é o método da corda cruzada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!