Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Gado de Corte

Estratégias para o sucesso de sua recria

A bovinocultura precisa passar por várias fases até que o animal adquira as características ideais para comercialização. A fase da recria geralmente é feita no Brasil em regime de pasto com baixo uso de tecnologias. Os animais se encontram expostos à sazonalidade da produção de forragens, o que resulta na perda de peso durante períodos como a seca e em baixos níveis de produtividade.

Evolução e qualidade da pecuária no Brasil

Nosso país está em posição de destaque em relação à produção e ao comércio de carne bovina em todo o mundo. Isso é consequência de uma cadeia de produção estruturada que não só produz grande quantidade de carne, como também carne de qualidade, o que torna nossos produtos cobiçados pelo mercado externo.

Saiba mais sobre terminação de bovinos em pasto

Produtividade e rentabilidade são os fatores que ditam o sucesso na terminação de bovinos em pasto. Entretanto, é fundamental adotar alguns cuidados, como manejo sanitário do rebanho e escolha da pastagem ideal. Da mesma forma, é indispensável avaliar a viabilidade econômica andes de implantar esse sistema na fazenda pecuária.

Pecuária de corte: Perda de peso de bezerros após a desmama

Um dos maiores gargalos da pecuária de corte é a perda de peso dos bezerros ou a sua paralisação logo após a desmama, que ocorre geralmente no final do período chuvoso. “Esta situação, associada aos baixos ganhos no período chuvoso subsequente e nas próximas secas de vida dos animais em crescimento, contribui sobremaneira para retardar a idade à puberdade e ao primeiro parto de...

Para uma pecuária de corte de sucesso, mão de obra especializada

Os recursos humanos devem ser levados em conta em toda atividade econômica, inclusive na pecuária de corte, por constituir custo, e também por ser o fator que pode potencializar positivamente um empreendimento. “As palavras chave para o gerenciamento da mão de obra são: seleção adequada, treinamento, delegação e supervisão”

Pecuarista: registro zootécnico é necessidade, não possibilidade!

Muitos pecuaristas resistem à ideia de fazer registros zootécnicos e, se o fazem, não são disciplinados e não dão a devida importância aos dados e, muitas vezes, sequer sabem o que fazer com eles. “É uma necessidade fundamental a qualquer propriedade o conhecimento dos conceitos dos índices zootécnicos para que possa ser bem administrada”

Vai criar bezerros de corte? Saiba mais sobre taxa e peso de desmame

Todo pecuarista deve ter em mente que o grande objetivo da fase de cria na atividade pecuária é manejar os bezerros para que vivam com saúde, e cheguem ao desmame com o maior peso possível. Ele deverá levar em conta, basicamente, dois índices zootécnicos: a taxa de desmame e o peso à desmama.

Pecuarista: 7 dicas para criar bezerros de corte com grande sucesso

A oferta de boas condições sanitárias aos animais deve fazer parte da filosofia de melhoramento do ambiente na criação, como também do esforço de satisfazer plenamente os anseios dos consumidores. “Neste contexto, trabalhar a fase de cria exige estratégias que se referem a inúmeros pequenos detalhes que, reunidos, podem fazer a diferença entre a produção de bezerros desmamados...

Pecuarista: a fase de reprodução tem de ter gestão detalhada

Provavelmente, a reprodução é a fase da pecuária de corte que depende de uma gestão detalhada para que bons resultados sejam alcançados. “Apesar disso, é comum, nas propriedades brasileiras, que índices zootécnicos baixíssimos sejam obtidos, assim como uma lucratividade abaixo do potencial, decorrentes de uma gestão frágil”, afirma Mateus Contatto Caseta, zootecnista, consultor da...

É possível que uma vaca dê cria ano após ano?

Na gestão da reprodução, temos de levar em conta que o potencial biológico reprodutivo de uma vaca de corte seria, normalmente, suficiente para que ela produzisse um bezerro por ano, desde que todas as condições ambientais e de manejo sejam favoráveis. “Isso porque, como a gestação dura nove meses, acabam sobrando aproximadamente três meses para que a fêmea se recupere e passe por...

Fique por dentro das novidades!