Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 30Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Especialista: Na seca, quanto mais suplementos mais engorda o gado de corte

Com um manejo adequado é possível reservar parte da produção de pasto do período chuvoso para ser utilizada na época seca, permitindo que os animais alcancem bom desempenho neste período

Na seca, quanto mais suplementos mais engorda o gado de corte   Artigos Cursos CPT

 

Durante o período seco, as pastagens apresentam menor intensidade de rebrote e, consequentemente, menor número de folhas verdes, diminuindo a capacidade de suporte, causando a perda de peso dos animais. “Mas, por meio da adoção de um manejo adequado, é possível reservar parte da produção de pasto do período chuvoso para ser utilizada na época seca, permitindo que os animais alcancem bom desempenho durante este período”, afirma Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Bovinos de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.

O baixo valor nutritivo das pastagens durante a seca pode ser corrigido com o uso de misturas múltiplas contendo, além dos minerais, proteínas verdadeiras (farelos), nitrogênio não proteico (ureia) e carboidratos (grãos de cereais) que garantem a nutrição adequada dos microrganismos do rúmen, com aumento na digestibilidade e maior consumo e aproveitamento da pastagem. A suplementação por meio dessas misturas permite obter ganhos moderados e até mesmo semelhantes àqueles conseguidos durante o período das águas.

“Quanto maior for a quantidade de suplemento oferecido, melhor será o ganho de peso”, complementa o zootecnista.

Entretanto isso fará com que ocorra o efeito substitutivo da ração concentrada pelo pasto, como acontece, por exemplo, nos semiconfinamentos, onde os animais recebem, em média, até 1% de seu peso vivo, na forma desta ração. Nesse caso, os ganhos variam, em média, de 800 a 1.000 g de peso vivo animal/dia, visto que estes valores podem variar conforme as condições do pasto, pois quanto maior for a disponibilidade de folhas verdes, melhor serão os ganhos.

* Gilmar Ferreira Prado possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba. Pós-graduação em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor do Dep. de Zootecnia nas disciplinas de Nutrição e Alimentação de Monogástricos, Alimentos e Formulação de Rações, Pastagens e Plantas Forrageiras, Suplementação Mineral em Sistemas de Pastejo. Principais áreas: nutrição animal, pastagens e sistemas de produção de carne e leite.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Principal é o alimento dos bois? É o volumoso!
Qual o maior entrave à pecuária de corte? O declínio das pastagens!
- Pressão de pastejo: como calcular corretamente

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!