WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principal é o alimento dos bois? É o volumoso!

O alimento volumoso é o principal alimento dos ruminantes e, felizmente, o mais sustentável, em termos ecológicos e financeiros

Principal é o alimento dos bois? É o volumoso!   Artigos Cursos CPT

 

O alimento volumoso é o principal alimento dos ruminantes e, felizmente, o mais sustentável, em termos ecológicos e financeiros. Para o sistema de produção, é uma forma barata de se produzir alimento, quando fornecido em forma de pastagens. “Dessa forma, um dos primeiros focos de investimento que o produtor deverá ter (após a infraestrutura) é em relação à produção de silagens”,afirma Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Bovino de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.

- Silagem


A silagem nada mais é do que a reserva de volumoso para os períodos secos, em que, na grande maioria dos casos, não existe disponibilidade de alta qualidade. Porém, nenhuma prática deve ser executada sem conhecimento prévio e o estudo das condições para se produzir silagem. Ao iniciarmos com o cultivo da planta forrageira, devemos determinar, após um breve estudo de qualidade nutricional, o custo que o cultivo vai representar e as vantagens que a prática em si proporcionará para o sistema.

- Milho e sorgo


O milho e o sorgo são as culturas mais utilizadas no processo de ensilagem, pois são plantas de melhor manejo e mais “adaptadas” a esse processo, resultando quase sempre em silagem de boa qualidade, sem a necessidade de uso de aditivos. Nos casos de solos mais férteis e condições ambientais mais favoráveis, o milho é o mais recomendado, enquanto o sorgo (que representa uma perda mínima nutricional em relação ao milho) é mais recomendado para solos pobres.

- Milheto e Girassol


Outras culturas também são utilizadas como opções secundárias. O milheto possui qualidade inferior ao milho e sorgo, por possuir menor quantidade de grãos. O girassol é bastante utilizado como cultura de safrinha, devendo ser monitorado apenas por possuir umidade muito alta em seu ponto de corte.

Em se tratando de forrageiras, estritamente as volumosas, temos o capim-elefante, que, dependendo da qualidade (cultivar), pode ser colhido com 60-70 dias, tomando cuidado apenas com o tamanho de corte da partícula e o controle da umidade do capim. Também podemos explorar outros capins tropicais, aproveitando o cultivo intenso nas diversas regiões do país.

A silagem de cana é uma opção disponível, principalmente na última década em que o cultivo se intensificou, devido ao forte mercado de etanol. Porém, a cana, entre todas as opções, é a que mais apresenta índices de perdas, devido à dificuldade de compactação (fator também presente no capim-elefante), ao grande volume de carboidrato convertido de forma ineficiente, tanto ligado ao tipo de carboidrato, quanto ligado à presença de oxigênio, devido à dificuldade de compactação e, por último, o baixo nível nutricional, tanto pela baixa qualidade de proteína e a ausência de carboidratos de reserva, como o amido.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Pressão de pastejo: como calcular corretamente
- Qual o maior entrave à pecuária de corte? O declínio das pastagens!
Especialista: Na seca, quanto mais suplementos mais engorda o gado de corte

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!