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Valor nutritivo dos brotos e benefícios à saúde

Os brotos, especificamente, as sementes, possuem alto valor nutritivo, como reservas de vitaminas, minerais, lipídios, proteínas e carboidratos

 

Os brotos, especificamente, as sementes, possuem alto valor nutritivo, como reservas de vitaminas, minerais, lipídios, proteínas e carboidratos

 

Os brotos, especificamente, as sementes, possuem alto valor nutritivo, como reservas de vitaminas, minerais, lipídios, proteínas e carboidratos. Logo que as sementes começam o processo de absorção de água, são produzidas dentro delas as enzimas. Estas são responsáveis pela transformação dos nutrientes concentrados em outros mais simples, ou seja, carboidratos em açúcares, proteínas em aminoácidos e lipídios em ácidos graxos. Esses nutrientes mais simples são de fácil digestão e assimilação pelo organismo humano.

As enzimas também atuam dentro do sistema digestivo humano quebrando os alimentos, para que os nutrientes sejam mais facilmente utilizados pelo organismo. Portanto, quando os brotos são consumidos crus, eles são boa fonte de enzimas, as quais ajudam na digestão de carboidratos, proteínas e lipídios.

A vitamina C, assim como outras vitaminas que ocorrem em pequeníssima quantidade nas sementes, é produzida em grande quantidade durante a germinação. Além disso, os brotos absorvem
minerais da água usada para o seu crescimento, os quais são quelatizados no broto, ou seja, eles se ligam a aminoácidos, o que facilita a absorção deles pelo organismo.

Quando se compara o teor de nutrientes dos brotos com o contido nas sementes, deve-se ter em mente que o dos brotos está muito diluído — têm muita água. O teor de proteína dos brotos de alfafa (5,1%), aparentemente, é muito menor que o das sementes (35,1%). Entretanto, a quantidade de água dos brotos é 11,9 vezes maior que a das sementes. Portanto, multiplicando-se 11,9 por 5,1% (=60,7%), tem-se o teor de proteína dos brotos em uma umidade de 7,4% (igual a das sementes).

Para o feijão Moyashi, o teor de proteína dos brotos crus seria de 36,6% (umidade de 10,1%). Com exceção dos lipídios, a quantidade de nutrientes aumenta nos brotos, principalmente em relação às vitaminas B2, B3 e C. No caso do feijão moyashi, a vitamina C, que é praticamente inexistente nas sementes, atinge valores elevados nos brotos.

Os brotos são boas fontes de fibra, protegendo o organismo contra o câncer de cólon, já que aumenta a velocidade de eliminação de substâncias potencialmente prejudiciais, por meio do trato digestivo.

Como possuem as vitaminas A, C e E, são excelentes antioxidantes, pois previnem a oxidação de gorduras no sangue, inibindo, assim, a formação de radicais livres no organismo. Estes são substâncias que produzem dano celular pré-canceroso.

Já o sulforaphane contido no brócolis é indutor natural de enzimas que atuam contra o câncer. Foi demonstrado que ele pode reduzir substancialmente a incidência, a taxa de desenvolvimento e o tamanho dos tumores.

Os cientistas verificaram que a concentração desse composto é 10 a 100 vezes maior no broto de brócolis do que no brócolis adulto. Portanto, a quantidade de brotos a ser consumida dessa brássica é bem menor que a do brócolis adulto para se conseguir o mesmo efeito. O consumo de 1 kg de brotos de brócolis por semana pode proporcionar sulforaphane suficiente para reduzir o risco de câncer de cólon pela metade.

Na literatura, também é citado que os brotos têm relação com a prevenção de sintomas da menopausa, com a regressão da osteoporose e com a redução do colesterol.

Por Andréa Oliveira.

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