WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai plantar açaí? Antes conheça o tipo de solo

Para garantir o sucesso do plantio e evitar perdas de investimento, é importante que os pequenos produtores conheçam as características do solo


Maria das graças C. P. Costa e Silva e Ismael de Souza Rosa, professores do Curso CPT Produção de Palmito de Açaí, explicam que "o açaizeiro, árvore do açaí, é nativo da Amazônia e tem preferência por solos específicos".


Para garantir o sucesso do plantio e evitar perdas de investimento, é importante que os pequenos produtores rurais conheçam as características do solo antes de iniciar o cultivo.

Qual tipo de solo é o ideal para o plantio do açaí?


O solo ideal para o plantio de açaí é aquele com relevos planos e levemente inclinados, o que favorece sua conservação e facilita as atividades de manejo, como a marcação das linhas de plantio, tratos culturais, colheita e uso de máquinas.

Além disso, o solo deve ter uma textura média, o que reduz os custos de cultivo, especialmente se a área já foi explorada anteriormente. O açaizeiro é capaz de tolerar solos pobres e com baixo pH, mas é importante observar e corrigir a acidez e a falta de nutrientes por meio de calagem e adubação.

Como preparar o solo para o plantio de açaí?


Para preparar o solo, recomenda-se a aplicação de calcário a fim de elevar a saturação por bases a 60%. Essa aplicação deve ser feita de forma uniforme sobre a superfície do terreno e incorporada com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.

Vai plantar açaí? Antes conheça o tipo de solo


E quanto à adubação, o que dizer?


É indicado o uso de adubo orgânico curtido, como esterco de curral, esterco de galinha ou torta de mamona, em covas de 40 x 40 x 40 centímetros. Também deve-se adicionar a quantidade recomendada de superfosfato triplo (SFT) para o primeiro ano, juntamente com 10 gramas de FTE BR 12.

Os adubos orgânicos e químicos devem ser misturados com a terra da camada superficial retirada da cova para depois preenchê-la novamente com essa mistura. A ureia e o cloreto de potássio (KCl) devem ser aplicados em duas vezes, metade no início e metade no final do período chuvoso.

Ao longo dos anos, no início da estação chuvosa, é necessário adicionar a dose total de SFT, metade da ureia e do KCl, além do adubo orgânico indicado para o plantio. Os adubos químicos devem ser aplicados em cobertura ao redor das plantas, a uma distância de 20 centímetros da muda, e cobertos com adubo orgânico. A outra metade dos fertilizantes deve ser aplicada da mesma forma no final do período chuvoso.

É importante realizar o coroamento das plantas antes de cada adubação e monitorar a fertilidade do solo e a nutrição das plantas por meio de análises periódicas de solo e foliar. Se forem detectados problemas nutricionais, outra adubação deve ser realizada. Em caso de ausência de micronutrientes, é possível fazer adubação foliar.

Para obter mais informações detalhadas sobre o cultivo do açaí e garantir o sucesso da produção, recomenda-se que os pequenos produtores estejam sempre capacitados. Dessa forma, não colocarão a perder todo o capital investido no empreendimento.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Erivan leitão Meneses

28 de mai. de 2024

Estou querendo plantar açaí

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2024

Olá, José Erivan Leitão Meneses! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?