
Se você colheu mais mandioca do que consegue consumir e já não tem mais a quem vender, não jogue fora o excedente. Você pode ganhar dinheiro fazendo e comercializando o famoso chips de mandioca. Onde? Em escolas, padarias, mercados e feiras livres.
“Fazendo tudo direitinho, você vai descobrir que o chips de mandioca pode até se tornar um valioso incremento no seu orçamento”, explica a Prof.ª Marney Pascoli Cereda do Curso CPT Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa.
O onde eu já disse lá em cima. O como eu vou ensinar agora. Vamos lá?
1- Pré-cozimento
O primeiro passo é descascar a mandioca colhida. Em seguida, faça um pré-cozimento (de 5 a 8 minutos) antes de cortá-la.
A presença de resíduo fino suja rapidamente a gordura, prejudicando a qualidade dos chips e aumentando o consumo de óleo. Para limitar esses problemas, esfrie os toletes de mandioca pré-cozidos e passe-os em uma peneira. Isso permite uma grande redução da quantidade de resíduo fino.
2- Corte em fatias
O corte pode ser realizado por meio de processador elétrico. Lembre-se, porém, que quanto maior o volume de mandioca maior deverá ser a capacidade do processador. Mas, por que não fazer manualmente? Simples. As lâminas dos processadores proporcionam fatias finas e para chips, quanto menor o corte, menor o tempo de fritura e eles ficam mais crocantes.
3- Fritura
A fritura é a principal etapa de produção de chips de mandioca. Ela deverá ser feita com gordura hidrogenada. O tempo de fritura deverá ser o mais rápido possível, para economizar gás e aumentar a produtividade, mas sem deixar fatias úmidas, que prejudicam a qualidade final do produto e a sua conservação.
A temperatura de fritura varia de 130 a 150 °C. Temperaturas mais elevadas escurecem o chips, prejudicando a qualidade visual e gustativa.
4- Salga
Depois da fritura, os chips deverão passar imediatamente na etapa de salga. A aplicação do sal antes do enxugamento da gordura na superfície dos chips permitirá melhor adesão. A aplicação do sal poderá ser feita por meio de um dosador vibratório. Outros temperos e glutamato monossódico poderão também ser adicionados junto ao sal. O importante é saber dosar a quantidade de sal.
5- Embalagem
Uma vez absorvida a gordura, os chips deverão ser embalados em sacos especiais para fritura, com nitrogênio.
A embalagem em atmosfera modificada permite uma conservação do chips de mandioca em um prazo superior a 30 dias. Este prazo é indispensável para a comercialização dos chips, evitando ranço.
O plástico deverá ser de polipropileno, com revestimento de alumínio, para servir de barreira à umidade e ao oxigênio.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.