WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plantas aromáticas utilizadas na produção de óleos essenciais

Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais são substâncias voláteis, altamente concentradas

Plantas aromáticas utilizadas na produção de óleos essenciais

Os óleos essenciais atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores, aumentando a eficiência da reprodução, com maior produção de sementes. Por outro lado, ao contrário, podem ter uma função repelente contra insetos que sejam seus inimigos naturais e que possam lhes causar danos. Além disso, como substâncias que atuam em processos alelopáticos, ou seja, na inibição da germinação de sementes e do crescimento de outras plantas competidoras à sua volta.

Já os efeitos no ser humano são ainda mais variados, dependendo da composição de cada óleo. As propriedades mais conhecidas são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas, entre outras de ordem fisiológica. Também são muito conhecidos os efeitos psicológicos desses produtos, sobre a mente e as emoções humanas, graças a estímulos proporcionados por diferentes aromas. Daí o uso cada vez mais intenso da aromaterapia nos cuidados com a saúde das pessoas.
 

“Esses aromas, além de tudo isso, exercem amplos efeitos positivos sobre a energia do corpo humano, afetando mental, física e emocionalmente, de forma intensa a grande maioria dos que conhecem a aromaterapia (terapia por meio dos óleos essenciais)”, afirma Antônio Lélis Pinheiro, professor do curso Produção de Óleos Essenciais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas


Formas de uso dos óleos essenciais


Os óleos essenciais podem ser usados de três formas distintas: por ingestão, inalação ou absorção pela pele.


Uso oral ou ingestão:
É a forma de utilização, que permite uma ação mais rápida, mas que oferece maiores riscos de intoxicações, sendo indispensável, nesse caso, a recomendação de um especialista, para se evitar efeitos e reações indesejáveis.
 

Inalação: É considerada uma forma mais segura de utilização dos óleos essenciais. Isso porque há menor absorção do óleo, de forma menos acelerada, com uma ação mais lenta. Para inalação, utiliza-se um aromatizador de ambiente ou um vaporizador.
 

Absorção pela pele: A aplicação geralmente é feita por massagens, utilizando-se como veículo um óleo carreador, ou diretamente sobre ferimentos, sendo necessário conhecimento sobre os efeitos do óleo como cicatrizante.
 

Algumas espécies vegetais utilizadas


Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais são substâncias voláteis, altamente concentradas e, por isso, são considerados a alma das plantas. Eles fazem parte do nosso dia a dia, pois são matéria-prima da indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia.
 

- Eucaliptos 

Os eucaliptos têm uma característica muito importante para a produção de folhas: rebrotam com grande facilidade, mesmo após sucessivos cortes. Isso tem um grande valor, tanto para o cultivo visando à produção de madeira, como para a produção de folhas. As folhas dos eucaliptos, em geral, apresentam alto teor de óleos essenciais, principalmente o eucaliptol, este compõe aproximadamente 90% do conteúdo. Seus efeitos são muito conhecidos, desde a ação descongestionante das vias respiratórias, até seu disseminado uso como desinfetante.

- Gramíneas 

Entre as diversas gramíneas que podem ser cultivadas para a produção de óleos essenciais, vamos destacar quatro, que são de cultivo bastante fácil, que são produtoras de óleos de maior valor econômico:
 

=> Andropogon zizanioides

Este é o capim vertiver cujo óleo é extraído de suas raízes e de suas folhas por destilação por arraste de vapor. É uma gramínea aromática de clima tropical, originária da Índia, com aplicações na prevenção de erosão, na bioremediação de águas e solos contaminados e como agente antimicrobiano. Possui sistema radicular fasciculado cujas raízes contêm óleo essencial muito aromático, que lembra aroma de madeiras orientais e é largamente utilizado em perfumaria.
 

=> Cymbopogon nardus

Trata-se da citronela de cujas folhas é destilado um óleo muito popular por suas características como repelente natural contra insetos, sendo, por isso, muito usado na fabricação de velas repelentes. A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos.
 

=> Cymbopogon flexuosus 

É mais conhecido no Brasil como capim limão, produtor de citral, que apresenta um agradável odor de limão. Contém em suas folhas cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, com 70-80%. Na medicina popular, utiliza-se o chá das folhas como calmante. O citral é empregado em perfumaria e indústria de alimentos e, como matéria-prima para sínteses de iononas, uma das quais, a beta-ionona, é ponto de partida para a síntese da vitamina A sintética. O capim limão tem como propriedades terapêuticas: bactericida, antiespamódico, calmante, analgésico suave, diurético, sudorífico, hipotensor, antirreumático.

=> Cymbopogon citratus 

Capim cidreira, também espécie produtora de citral, e que conta ainda com um composto denominado micerno, de ação sedativa, daí ser muito frequente o uso popular dessa planta como um calmante. É utilizado como refrigerante, diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Industrialmente é aplicado em perfumes, sopas, cosméticos e fármacos.
 

Outras espécies utilizadas


Canela verdadeira ou de ceilão (Cinnamomum zeylanicum)

O óleo essencial da canela é extraído apenas das cascas de canela verdadeira e dos produtos de melhor qualidade para obter um produto de alto valor comercial. Os rendimentos em óleo essencial não excedem 2%. É anestésico, antisséptico, antipútrido, antiespasmódico, afrodisíaco, adstringente, estimulante do coração, carminativo, emenagogo, escarótico, hemostático, inseticida, parasiticida, sialagogo, estimulante, tônico estomacal e vermífugo. Apresenta, ainda, efeito adstringente sobre a pele e eliminação de verrugas. Pode ser misturado com manjericão, cajepute, camomila, lavanda e melissa.
 

Cravo (Syzygium aromaticum) 

Os óleos essenciais do cravo podem ser retirados de diversos órgãos da planta que, dependendo do local, irá imprimir valor comercial e utilizações diferentes. O eugenol e o cariofileno são os principais constituintes do óleo de cravo. Além disso, pode ter efeito analgésico, anestésico, antiodontálgico, antiemético, antinevrálgico, antisséptico, antiespasmódico, estimulante do apetite, afrodisíaco, carminativo, cáustico, cicatrizante, desinfetante, inseticida, facilitador de parto, esplenético, estimulante, tônico estomacal, tônico para útero e vermífugo. Pode ser misturado com manjericão, benjoim, pimenta-do-reino, canela, citronela, limão, noz-moscada, laranja, hortelã-pimenta e alecrim.

 

Conheça os Cursos CPT da área Biocombustíveis.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Alberto

11 de mar. de 2023

MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES,QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS!

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out. de 2023


Olá, Alberto! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa tentou contato com você, mas sem sucesso.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

maria do socorro araujo ferreira

4 de out. de 2013

Para o professor e Dr.Antonio Lelis Pinheiro quando no final da vídeo aula você falou sobre que alguns vírus como o do HIV que pode ser curado com alguns desse óleos essenciais eu também acredito muito nisso porque eu conheço uma pessoa que tem HIV que estava com imunidade muito baixa e com a carga viral muito alta e eu dei um certo óleos essencial para ele tomar e ele voltou a imunidade e baixou a carga viral isso já aconteceu por duas vezes que eu já fiz esta experiência e fico muito encabulada com isso e também eu sonhei que uma pessoa que já morreu a muitos anos me ensinou para dar óleo para a pessoa que tem o vírus por isso que eu estou buscando conhecer os óleos essências e quais suas funções.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out. de 2013

Olá, Maria do Socorro!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

SERGIO LUND

27 de fev. de 2013

Tenho uma produção de cachaça na minha propriedade. Gostaria de investir na produção de óleos aromáticos. Vocês comercializam apenas os vídeos de cursos ou também fazem projetos?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev. de 2013

Olá, Sérgio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Produção de Óleos Essenciais, para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Em relação aos projetos recomendamos que procure um especialista em sua cidade ou região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?