
O início da colheita de pimentas varia bastante, de acordo com a espécie cultivada, mas, normalmente, inicia-se cerca de 110 dias após o transplantio para o campo e pode-se estender por até um ano, em locais de clima quente o ano todo. Em áreas de período seco definido, que apresentem veranicos, é necessário irrigação para manter a produção.
De acordo com Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso Produção e Processamento de Pimenta, “As pimentas podem ser colhidas verdes ou maduras, quando, normalmente, apresentam coloração avermelhada. Tanto as colhidas verdes quanto as vermelhas, são bem aceitas no mercado, mas a pimenta madura é mais perecível, e precisa ser comercializada e utilizada mais rapidamente.”
1- Horário ideal para a colheita de pimentas
O horário ideal para a colheita de pimentas é nas horas menos quentes do dia, no início da manhã e no final da tarde. A exposição direta ao sol aumenta a respiração e a perda de água, resultando em murcha e deterioração dos frutos. Deve-se também evitar a colheita de frutos molhados pela chuva ou orvalho porque tendem a apodrecer mais rapidamente durante o transporte e a comercialização (HENZ, 2008).
2- Fatores que dificultam a colheita de pimentas
O tamanho reduzido dos frutos e arquitetura da planta da pimenta são fatores que dificultam a colheita, principalmente aquelas de menor porte e com maior número de galhos. Para efetuar a colheita das pimentas com plantas de porte mais baixo, como a “Cumari” e “Malagueta”, é necessário que os apanhadores fiquem agachados ou curvados, enquanto para aquelas pimentas com plantas mais altas, como a “Bode”, é possível fazer a colheita em pé, em uma posição mais confortável.
3- Fatores que interferem na velocidade da colheita de pimentas
A posição dos frutos das pimentas, seu tamanho e a resistência do pedúnculo também interferem na velocidade da colheita. As pimentas “Bode” e “Dedo-de-Moça” possuem frutos maiores e são mais fáceis de apanhar, sendo possível colher até 60 kg/dia/operário, enquanto as pimentas “Malagueta” e “Cumari” possuem frutos menores, o que reduz a velocidade da colheita (aproximadamente 10 kg/dia/operário) (HENZ, 2008).
4- Como colher pimentas
As pimentas são colhidas manualmente, arrancando-se os frutos das plantas com ou sem os pedúnculos (talos), dependendo do tipo de pimenta e o uso do produto. A pimenta colhida com o talo apresenta maior vida pós-colheita e tem um aspecto mais agradável e por isso é o método utilizado para a comercialização, no comércio varejista, como feiras e supermercados.
Para a comercialização em fábricas, normalmente, é exigida a comercialização das pimentas sem o talo, o que diminui a mão de obra para o processamento e o peso liquido do produto. O ato de colheita deve ser realizado, cortando-se o pedúnculo do fruto com as mãos. Não devem ser utilizados objetos cortantes, como facas ou canivetes, para evitar a transmissão de doenças. No caso da pimenta malagueta, independente do mercado, o fruto é sempre colhido sem o talo.
5- Recipientes para a acomodação das pimentas colhidas
Os recipientes utilizados para o armazenamento das pimentas, no ato de colheita, devem ser rasos como bacias ou cestos, evitando-se danos aos frutos que permanecerem por baixo.
6- Armazenamento de pimentas pós-colheita
Logo após a colheita, os frutos devem ser armazenados em locais frescos e ao abrigo da luz solar. Como são produtos muito perecíveis, não se deve amontoar caixas sobrepostas para diminuir a temperatura e, consequentemente, o ataque de pragas e doenças pós-colheita. Essa é a operação mais onerosa do sistema de produção, porque gasta muita mão de obra.
7- Colheita de pimentas pequenas x colheita de pimentas grandes
Um trabalhador experiente consegue colher somente quatro litros de pimentas pequenas como a malagueta e a cumari. Esse custo diminui bastante na colheita de pimentas maiores, como a dedo de moça, onde um trabalhador consegue colher até 10 vezes mais, ou seja, 40 L de pimenta.
O gasto com a mão de obra pode diminuir a viabilidade econômica dessa cultura em região em que esse custo é muito elevado, o que sugere que o produtor realize os cálculos antes do plantio de pimentas pequenas. Normalmente, esse problema não ocorre com pimentas maiores e mais produtivas como a dedo de moça e a jalapenhã.
8- Beneficiamento
Praticamente todas as operações usuais de beneficiamento são feitas a campo e executadas simultaneamente pelos colhedores. Na medida do possível, o colhedor deve eliminar os frutos doentes, brocados, murchos, passados, desuniformes e mal formados e selecionar na planta somente aqueles bem desenvolvidos e de coloração típica de cada tipo de pimenta.
Para aquelas pimentas com frutos pequenos, deve-se tomar cuidado para não colher ramos inteiros com as folhas, evitando-se o contato com o solo para não sujar e contaminar os frutos. Depois de colhidas, pimentas de frutos pequenos, como ‘Cumari’, ‘Bode’ e ‘Malagueta’, devem ser manipuladas com cuidado para evitar danos mecânicos aos frutos, como cortes, abrasões e outros tipos de ferimentos (HENZ, 2008).
9- Temperatura ideal de armazenamento pós-colheita
Não existem informações disponíveis sobre a temperatura ideal de armazenamento para cada um dos tipos de pimenta cultivados no Brasil. As pimentas são frutos tropicais e por esta razão as temperaturas entre 7°C e 12°C são as mais indicadas para reduzir a respiração e outros processos fisiológicos. O armazenamento em temperaturas inferiores a 7°C pode causar injúria por frio (“chilling”) nos frutos, formando lesões deprimidas. Para evitar a perda acentuada de água, é recomendável deixar os frutos com o pedúnculo e associar a refrigeração ao uso de embalagens plásticas, que mantêm a umidade elevada (HENZ, 2008).
10- Descartes na comercialização
Os maiores problemas das pimentas destinadas ao consumo in natura são a rápida perda de água dos frutos, que resulta em murchamento, e a descoloração do pedúnculo, que perde sua coloração verde característica. Estes dois problemas reduzem o valor de mercado do produto e podem ser motivos de descarte na comercialização.
Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

João de Oliveira Rodrigues
5 de fev. de 2023Muito bom saber onde buscar informações

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de fev. de 2023Olá, João! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.

Elenir Silva
23 de jan. de 2023Foi muito útil essas informações para mim.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de jan. de 2023Olá, Elenir! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo!
Abraço!
Equipe CPT.

Givanildo Silva magalhães
20 de jan. de 2022Boa noite , Que tipo de luvas posso usar na colheita da pimenta malagueta, para evitar a ardenca das mãos?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de fev. de 2022Olá, Givanildo! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site! :)
Você pode usar luvas de poliamidas/poliéster comum.
Abraços!
Lorena

Simone reis
23 de nov. de 2021Gostaria de saber se é possível fazer molho de pimenta com os talos.

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de jan. de 2022Oi, Simone! Tudo bem?
Agradeço pela visita em nosso site! :)
O molho de pimenta se faz com a própria pimenta!
Abraços!
Lorena

Maria Edna Andrade da Cruz
22 de out. de 2021Não concigo colher a produção da pimenta malagueta Arde demais as mãos o que devo fazer?.

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de dez. de 2021Olá, Maria Edna! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Você pode utilizar uma luva para fazer a colheita.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

Luís Humberto da Conceição
18 de out. de 2019Bom dia, tenho uma plantação de pimentas malagueta, elas já estão bem carregadas e os frutos estão verdes. Tem algum adubo que eu possa estar colocando que mantenha ou acelere a continuação dos frutos. Estou usando o 25.20

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de out. de 2019Olá, Luís Humberto
Tudo bem?
Na área em questão o CPT disponibiliza o curso Produção e Processamento de Pimenta, que é dividido em duas partes: na primeira, você aprenderá os principais segredos e dicas para o cultivar e processar a pimenta de forma rentável e lucrativa; já na segunda, que consiste no processamento propriamente dito, você aprenderá diversas receitas de produtos à base de pimenta.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Durcilene Ferreira de Araújo
7 de dez. de 2018Só colher os frutos das pimentas ,minhas mãos ficaram queimando e doendo.como faço pra evitar isso?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de dez. de 2018Olá Durcilene,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Você pode utilizar uma luva na hora de colher.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Carlos Alberto Ferreira
21 de ago. de 2018Boas informações.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de ago. de 2018Olá Carlos,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Vinicius Diedo Santos Silva
28 de jun. de 2018Quando saber o ponto exato para a colheita de pimentas habanero do tipo red, laranja e chocolate? E possível que os frutos colhidos atinjam a coloração necessaria apos a colheita? Aproveitando o gancho, quais são os principais tipos de doenças que atingem essa especie? Muitíssimo obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jun. de 2018Olá Vinicius,
O início da colheita de pimentas normalmente, inicia-se cerca de 110 dias após o transplantio para o campo. Podem ser colhidas verdes ou maduras, pois ambas são bem aceitas no mercado.
Para mais informações, cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Wesley Wanderley Athayde
20 de mai. de 2018Gostaria muito de saber se na colheita da pimenta malagueta , devo ou não deixar o talo na árvore. Se eu colher com o talo, depois vou ter todo o trabalho p tirar, pois após colheita vai direto p conserva e não p o mercado a varejo. Gostaria mesmo de saber se eu deixar o talo prejudica a produção da árvore ou coisa assim?

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de mai. de 2018Olá Wesley,
É recomendamos a retirada do talo, junto com a pimenta.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos