
Se você pretende começar o seu próprio negócio, processando e comercializando alimentos frescos, saiba que a refrigeração sozinha reduz a atividade enzimática e, consequentemente, as transformações fisiológicas dos tecidos, porém isso não é suficiente para evitar o crescimento de certos microrganismos.
“Deve-se, portanto, utilizar métodos que controlem ou inibam a ação de ambos os fatores”, explica Maria Isabel Fernandes Chitarra, professora do Curso CPT Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças. Dessa forma, os métodos de preservação visam a obtenção de segurança no uso do alimento, com manutenção da qualidade e aumento da vida de prateleira.
No caso dos produtos minimamente processados, o uso das técnicas de preservação é complexo porque requer o tratamento das células danificadas pelo corte, que apresentam elevada taxa de respiração e para as células intactas, que respiram normalmente.
Os métodos clássicos usados para alimentos podem ser utilizados para os produtos minimamente processados, tais como: refrigeração; preservação pelo calor (aquecimento suave com resfriamento rápido); preservação química (uso de acidulantes, anti-oxidantes, cloro, antimicrobianos, etc.); controle de gases na atmosfera (atmosfera modificada ou controlada) e redução da umidade.
Usualmente, utiliza-se a combinação de dois ou mais métodos para a obtenção de produtos seguros, com boa qualidade e maior vida de prateleira.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.