
“O urucum, cientificamente chamado de Bixa orellana, é uma planta que produz corantes naturais. Seu arbusto chama a atenção pelo colorido de suas flores. Cultivado em diferentes regimes climáticos, ele pode chegar a 9 metros. Entretanto, para o urucuzeiro se tornar produtivo, é importante atentar para alguns fatores, como temperatura e solo ideais”, ressalta Abel Rebouças de São José, professor do Curso CPT Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais.
Condições de temperatura
O urucum se desenvolve mais vigoroso quando cultivado em áreas com longos fotoperíodos (várias horas de sol por dia). Embora permita o cultivo em regiões diversas, o urucuzeiro prefere locais com temperaturas elevadas. Sendo assim, o plantio de urucum deve ser realizado em regiões com faixa de temperatura entre 20°C e 30°C. Em contrapartida, temperaturas muito baixas comprometem o desenvolvimento saudável da planta. Portanto, em regiões frias, o cultivo não é recomendado.
Condições de solo
Outro fator determinante para o sucesso da plantação de urucum refere-se às condições de solo. Além de profundo e com elevada fertilidade, o solo deve apresentar boa drenagem. Sem falar que antes de plantar urucum, é fundamental corrigir o pH do solo com calagem, para que ele alcance o índice 6. Se tais fatores forem criteriosamente seguidos, a produção de urucum será amplamente satisfatória.
Adubação prévia do solo
Como o urucum exige alta fertilidade do solo, 20 dias antes de plantar o arbusto, é indispensável proceder à adubação prévia do solo. Nas covas, devem ser adicionados 250 gramas de adubo NPK, na proporção 2-30-10, juntamente a 15 litros de esterco curtido. Tudo deve ser programado para que o plantio aconteça no início da estação das águas. A correção do solo pode ser feita com 250 gramas de calcário dolomítico aplicadas com o adubo.
Plantio do urucuzeiro
Se o plantio for em canteiros, eles devem ter um metro de largura para facilitar o manejo do urucum. Além disso, devem apresentar 15 centímetros do nível do solo com o objetivo de favorecer a drenagem da água. A profundidade de plantio das sementes deve ser de 2 centímetros para permitir a fácil germinação. Quanto ao espaçamento entre plantas, ele deve respeitar a distância de 30 centímetros (no mínimo).
Caso a opção for plantar urucum em pequenos balaios, eles devem ser preenchidos com terra misturada a esterco curtido. Devem ser plantadas três sementes, por balaio, a dois centímetros de profundidade. Após sete dias, o urucum germina, mas ele apenas pode ser transplantado para local definitivo quando alcançar 40 centímetros de altura. Além disso, é importante fazer o controle de formigas cortadeiras e de plantas invasoras, ambas prejudiciais ao urucuzeiro.
Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:
Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais
Produção e Processamento de Pimenta
Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa
Fonte: Montar um Negócio - montarumnegocio.com
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.