WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mandioca: características e novas variedades de espécies

A mandioca é uma espécie de raiz comestível

A mandioca é uma espécie de raiz comestível proveniente do continente americano. Também é conhecida como aipim, macaxeira, castelinha, macamba, pão-de-pobre, maniva, entre outros. Seu cultivo era praticado principalmente pelas tribos indígenas da América Latina e exportada para outros continentes, principalmente para o africano. O hábito de consumo dessa raiz permanece no Brasil. Em algumas tribos indígenas, ainda é a base da alimentação.

A mandioca possui alto valor energético (para cada 100 gramas, são aproximadamente 150 calorias), sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do complexo B. A casca é fina e marrom. Já seu interior é branco e algumas espécies possuem um tom amarelado. O período de safra ocorre entre janeiro e julho.

O cultivo da mandioca deve ocorrer em regiões de clima tropical e subtropical, em uma  temperatura média de 25ºC. Abaixo de 15ºC, o desenvolvimento vegetativo da planta é prejudicado. É uma raiz bem tolerante às secas, com variadas condições de adaptação ao clima e ao solo. Os solos onde se desenvolve melhor são os profundos e de textura média, de boa drenagem. Os solos arenosos e muito alagados, no entanto, devem ser evitados.

A cultura da mandioca apresenta uma grande variabilidade genética, possibilitando um grande número de variedades disponíveis para recomendação de plantio. As variedades são recomendadas de acordo com a finalidade de exploração.

As novas variedades de mandioca

As duas mais novas variedades de mandioca são a IPR União e a IPR Upirá.

A IPR União produz aproximadamente 20% a mais de amido que as outras espécies de mandioca, sendo mais dirigida ao setor industrial. Deve ser colhida entre 15 e 24 meses após seu plantio. Mesmo com a colheita tardia, possui viabilidade econômica maior que das outras espécies.

A IPR Upirá é voltada para o consumidor final. Tem alto teor de carotenoides, que é o precursor da vitamina A e, mesmo não podendo ser comparada a outros alimentos que contém essa substância, pode suprir parte das necessidades diárias de ingestão dessa vitamina. Deve ser colhida um ano após o plantio.

As duas espécies ainda estão em fase de registro no Ministério da Agricultura. Até o fim do ano, devem ser lançadas. Por isso ainda não estão disponíveis para comercialização.

Por Natália Mayrink De Lazzari

O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o Curso Cultivo de Mandioca, que orienta na atividade de plantio dessa raiz.

Sugerimos também que leia os seguintes artigos:

- Curso orienta plantio de mandioca;
- Cultivo de mandioca, versátil na alimentação humana, animal e na indústria;
- Dia da Mandioca provoca discussões sobre seu alto potencial de exportação ;
- Pesquisa estuda o uso de mandioca açucarada para a produção de etanol.

Este conteúdo foi desenvolvido com base nas dúvidas do leitor Reinaldo V. M. Silva, postadas no artigo Novas variedades de mandioca são apresentadas no PR.

Faça você também seu comentário. A partir dele, poderão ser desenvolvidos novos artigos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Carlos da rocha

7 de jan de 2013

Boa noite! Venho através deste reforçar o meu interesse em cultivar as novas cultivares de mandioca, upr upirá e upr união. Lembrando que fiz o primeiro contato com vocês no dia 19/11/12.Sou engenheiro agrônomo e produtor de mandioca, acredito que se eu for um dos produtores selecionados a adquirir as primeiras manivas para plantio, estas serão muito bem conduzidas do plantio a colheita para que as espécies citadas sejam muito bem difundidas em nosso estado e município. Muito obrigado !

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jan de 2013

Olá, José Carlos!

O CPT - Centro de Produção de Técnicas, é uma instituição de ensino que comercializa cursos da capacitação profissional, em livros interativos e filmes em DVD, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Quanto aos novos cultivares de mandioca, recomendamos que procure um responsável técnico em sua cidade ou região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Carlos da rocha

19 de nov de 2012

Boa tarde! Sou produtor de mandioca no interior de Goiás, no município de Jussara, onde atualmente tenho 20 ha cultivados com mandioca de mesa. Estou muito interessado em cultivar tanto a variedade UPR União, quanto, a Upr Upirá. Assim que as manivas estiverem prontas para comercialização tenho interesse em adquiri-las. Obrigado...

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov de 2012

Olá José Carlos,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Tais espécies ainda estão em fase de estudo e não são revendidas a todos os agricultures, apenas a alguns selecionados.

Sugerimos que fique antenado em quando serão relamente lançadas no mercado. Possivelmente o CPT escreverá uma notícia a respeito.

Antenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!