Sistema de reservas em hotéis

O atendente de reservas tem como atribuição garantir um bom nível de vendas

 

Alguns meios para fazer reservas são: telefone; internet e agências de viagem. Foto: Stock Images Free

A reserva pode ser uma etapa determinante na decisão do cliente pelo hotel. Afinal, se nesse momento o atendente demonstrar atenção, agilidade e clareza, o hóspede em potencial se sentirá bem recebido desde o primeiro contato com a empresa. Independente dos mecanismos utilizados, é fundamental que os responsáveis sejam capacitados, conheçam todos os aspectos que envolvem o processo, assim estarão preparados para quaisquer situações.

“Os meios utilizados para fazer reservas são: telefone; fax; internet; correio; algum representante do hotel, por exemplo, agências de viagem; e de hotel para hotel. O atendente de reservas, que, em alguns tipos de estabelecimentos, é o próprio recepcionista, tem como atribuição garantir um bom nível de vendas dos serviços oferecidos pelo hotel”, explica Lairson Lopes Sena, professor da HOTEC – Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Turismo e Gastronomia de São Paulodo e do curso Treinamento em Reservas e Recepção, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

No curso CPT, há várias orientações acerca desse assunto. Acesse e confira! Seguem algumas dicas simples sobre como atender solicitação de reservas por telefone. Tome nota.

– Atenda ao telefone no máximo até o terceiro toque;
– Identifique-se dizendo o nome do hotel e do setor, o nome de quem está atendendo e cumprimente com “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”;
– Solicite a identificação do cliente: nome, sobrenome, endereço, telefone, empresa, agência;
– Pergunte para o cliente se ele faz parte de algum grupo ou evento;
– Anote o tipo de apartamento desejado e o período de hospedagem;
– Verifique a disponibilidade para atender ao pedido;
– Pergunte em nome de quem deverá ser feita a reserva;
– Confirme a forma de escrever o nome do cliente, letra por letra;
– Verifique se há um histórico dessa pessoa no sistema de informações do hotel;
– Confira os dados com o cliente, à medida que são passados;
– Pergunte quantas pessoas ficarão hospedadas no apartamento (adultos? crianças?);
– Pergunte a previsão de horário de chegada do cliente ao hotel;
– Verifique a forma de pagamento;
– Pergunte se a reserva é garantida ou não;
– Repita os dados da reserva para o cliente;
– Agradeça pela preferência, tratando o cliente pelo nome;
– Desligue o telefone somente após o cliente ter desligado.

Por Luci Silva

Cursos Relacionados

Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Camareira

Com Prof.ª Luciana Tebar

R$ 486,00 à vista ou em até 12x de R$ 40,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento em Reservas e Recepção

Com Prof. Lairson Sena

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Planejamento e Organização de Eventos Curso Planejamento e Organização de Eventos

Com Prof. Antônio Borba

R$ 426,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Pizzaiolo

Com Prof. Wilson Ferreira

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Marketing em Hotelaria Curso Marketing em Hotelaria

Com Prof. Alexandre Martins

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Hotéis Curso Como Administrar Hotéis

Com Prof. Lairson Sena

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

selma mota de paula

20 de dez de 2012

Muito me agradei deste site, dos cursos ministrados pela empresa, gostaria de receber informativos, artigos, sobre os cursos que ministram, Peço autorização para se possível colocar quando for o caso seus vídeos e cursos no meu blog, me lembrei uma vez que coloquei um vídeo deste site e fiquei cheia de receios(medo) de ser punida, mas eu não entendia nada e saia procurando imagens, vídeos para colocar no meu blog, agora estou conhecendo um pouco mais de politicas direitos autorais e estou com mais liberdade, para seguir com o meu blog. Pergunto: me autorizam a colocar no meu blog algo que me interesse, assim é evidente que os links serão acessados para o site da CPT, ou seja tudo com honestidade. Atenciosamente.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de dez de 2012

Olá, Selma!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

O CPT possui o programa de afiliados, que possibilita que você ofereça nossos produtos em seu site e lucre.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade