O merchandising é qualquer esforço promocional no ponto de venda. Um cartaz exposto próximo ao produto no supermercado, show-room, transmissões televisivas com a exposição da marca em camisas ou ao redor do campo de futebol são exemplos dessa estratégia de marketing.
De acordo com a psicóloga e consultora Katsue Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “mesmo que o público não perceba diretamente a mensagem, tem o seu subconsciente sensibilizado para o produto ou serviço”.
Um pouco diferente, apesar de ter o mesmo objetivo, é fazer publicidade. Ela é o grande meio de comunicação com a população e se define como qualquer mensagem com o intuito de apresentar um produto, incitando ao seu consumo.
Os meios utilizados para transmitir essas mensagens de sedução são diversos, como a televisão, o rádio, cinema, jornais, revistas, outdoors e internet. A escolha do meio de suporte depende essencialmente do objetivo, do tipo de mensagem e do público que se pretende atingir.
E nesse ponto um alerta é essencial. É o que o velho ditado diz, “nunca dê um passo maior que suas pernas”. Se você não pode abastecer o mercado nacional, não faça anúncios em programas de transmissão nacional. Procurar um produto e não encontrá-lo irrita os clientes, que acabam por não confiarem em sua marca.
Lembre-se também de conhecer o perfil do cliente, para saber suas preferências e como direcionar a publicidade e o merchandising para atingi-los.
Por: Ariádine Morgan
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