WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Máquinas para panificação passam por requisitos de normas de segurança

Fabricantes tem até primeiro de julho de 2011 para se adequar

Máquinas que já foram desenvolvidas e aperfeiçoadas oferecem as melhores condições de trabalho, visando à máxima qualidade e eficiência.

Máquinas que já foram desenvolvidas e aperfeiçoadas oferecem as melhores condições de trabalho, visando à máxima qualidade e eficiência.

Com a tendência de crescimento dos setores de panificação, confeitaria, cozinhas profissionais, gastronomia e sorveteria, entre outros da área alimentícia, os equipamentos utilizados por esses estabelecimentos deverão ser obtidos de empresas especializadas e credenciadas pelo INMETRO. A Portaria 371/09, promulgada com o incentivo da Abiepan - Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias, dá aos fabricantes o período de até primeiro de julho de 2011 como prazo para se adequar.

A professora Marina Queiroz, especialista em gastronomia e coordenadora do Curso Básico de Panificação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz no mesmo que “o ponto de partida para se obter produtos de boa qualidade é a existência de uma boa estrutura de produção. Os equipamentos e acessórios fazem parte dessa estrutura. Máquinas que já foram estudadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas oferecem as melhores condições de trabalho, visando à máxima qualidade e eficiência, pois evitam o desperdício e garantem a padronização”.

A justificativa da Abiepan para tal atitude é o empenho na defesa do setor, principalmente, nas formas de alavancar seu crescimento. A preocupação da instituição incentivou a promoção de um seminário, que aconteceu no mês de maio e discutiu os problemas inerentes ao mercado, traçando estratégias para que as empresas do setor pudessem obter os melhores resultados e aprimorar os produtos oferecidos.

Os primeiros equipamentos para a indústria de panificação fabricados no Brasil datam da década de 20. Atualmente, estima-se que atuem no país aproximadamente 60 empresas nesse ramo de negócio.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

WALDO FREITAS ALVES JUNIOR

7 de abr. de 2014

Olá, boa tarde, moro numa cidade de 40 mil habitantes e estou tendo a oportunidade de comprar uma padaria já montada e funcionando no meu bairro há seis anos. O vendedor me pediu no ponto 3 vezes o valor de seu faturamento bruto. Isso está justo, gostaria de saber. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de abr. de 2014

Olá, Waldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que procure uma corretor de imóveis para uma análise do valor.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

carmem jovane da silva rosa

30 de jan. de 2014

Tenho um sonho de ter uma padaria, gostaria de saber exatamente quanto eu preciso em valores para ter um negocio meu, dependendo do valor por de lado o meu sonho, abraços e obrigada pela sua atenção

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de fev. de 2014

Olá, Carmem!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para calcular o investimento inicial, deve-se levar em consideração muitas situações. Mas, antes de desembolsar o primeiro Real, pesquise, estude e relacione todas as despesas que terá, por exemplo, com o imóvel, as instalações, os equipamentos, as contratações de serviços, a contratação de empregados, treinamento, documentação, legalização da empresa.

Por mais minuciosa que seja a definição dos gastos que irá compor seu investimento inicial, tenha certeza de que, ao iniciar a montagem da padaria, surgirão situações de gastos que não foram imaginadas antes. Portanto, reserve uma boa quantia de dinheiro para esses imprevistos.

Lembre-se tambpem do "capital de giro", para os primeiros meses de operação, isto é, do dinheiro que precisará para pagar empregados, aluguel e despesas como luz, telefone, entre outros. Além disso, será necessária uma reserva de capital para suportar períodos iniciais com baixo volume de clientes.

Para mais informações conheça o Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Luciana Granja de Santana

12 de dez. de 2013

Bom dia, preciso de um projeto para montar uma padaria. Grata, Luciana Granja

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de dez. de 2013

Olá, Luciana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para montar uma padaria você deve levar em consideração os produtos e serviços oferecidos e qual tipo de padaria será montada, que são:

- Padaria tipo boutique: são aquelas que se encontram localizadas em regiões habitadas por pessoal de alto poder aquisitivo. Por isso, elas oferecem diversos produtos importados e de fabricação própria, em sua maioria produtos nobres.

- Padaria de serviço: este tipo de padaria estgá entre os mais comumente encontrados. Normalmente, encontram-se localizados nos centros das cidades e em ruas com grande circulação de pessoas, onde geralmente existe uma maior concentração de lojas comerciais ou escritórios.

- Padaria de conveniência: este é o tipo mais comum de ser encontrado. Caracterizam-se por estarem localizadas em bairros residenciais e por oferecerem uma grande variedade de produtos, além daqueles oferecidos pelas padarias de serviço.

- Pontos quentes: este tipo de padaria, a exemplo das do tipo boutique, são também encontradas em uma quantidade bastante restrita. Elas seguem uma tendência europeia, na qual uma padaria abre uma filial, localizada em pontos estratégicos, para onde alguns tipos de pães já embalados, e outros tipos de pães congelados, ou resfriados são enviados.

Para mais informações sobre como montar a padaria nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

FRANCISCO DE ASSIS FARIAS GOMES JUNIOR

18 de nov. de 2013

Estou querendo um projeto para montar uma padaria . Valor de equipamentos área e investimento.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de nov. de 2013

Olá, Francisco!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Camila

16 de out. de 2013

Tenho uma panificadora e estou buscando cursos na área de manutenção dos equipamentos para um dos meus funcionários, vocês tem algo nesse sentido ou alguma indicação?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out. de 2013

Olá, Camila!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Thaiane

1 de out. de 2013

Oi,estou fazendo um trabalho pra minha faculdade de administração. E nesse trabalho terei que criar uma empresa fictícia no ramo de panificação e confeitaria. Gostaria de saber quais as máquinas que terei de usar nesse negócio, para fabricação de doces, pães e derivados, e o custo de cada uma. As máquinas prefiro que sejam as mais novas melhores possíveis pra evitar gastos posteriores com manutenção . Gostaria também de ter,se possível, mais ou menos uma noção dos gastos de gás e luz desses equipamentos. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out. de 2013

Olá, Thaiane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os equipamentos e acessórios utilizados em uma uma empresa de panificação são:

- Masseira: equipamento destinado para misturar os ingredientes e para fazer a massa. As masseiras podem ser do tipo lenta e rápida;

- Resfriador e dosador de água: em panificação, é ideal que se utilize água gelada para elaborar a massa, visando controlar o aumento de temperatura proveniente do início da fermentação e da ação mecânica da masseira;

- Mesa de aço inoxidável: deve ser de aço inoxidável, por se tratar de um material durável, resistente, de superfície suficientemente lisa e da fácil limpeza e higiene;

- Balança: a qualidade dos produtos panificados dependem fundamentalmente, da quantidade dos ingredientes utilizados. Por isso, elas precisam ser pesadas, com exatidão;

- Divisora de coluna: a massa elaborada na masseira deve ser dividida em porções menores, que resultarão, posteiormente, nos pães;

- Modeladora: para muitos produtos, cada porção de massa precisa ser enrolada (pão francês, por exemplo);

- Esteiras: acessórios utilizados para acomodar as massas, já enroladas em formato cilíndrico e que precisam ficar com a casca bem crocante;

- Assadeiras: acessórios metálicos, geralmente em formato retangular, laterais baixas e fundo liso ou perfurado;

- Fôrmas: fôrmas para assar os produtos elaborados;

- Fatiadora: esse equipamento é utilizado para fatiar alguns tipos de pães, depois de assados, mas antes de serem embalados;

- Armários: utilizados durante a fase de crescimento das massas, já modeladas;

- Câmara de fermentação: é um equipamento que substitui o armário de 20 esteiras (câmara de crescimento);

- Batedeira: equipamento utilizado no preparo de alguns produtos de panificação e de confeitaria;

- Forno: utilizado para assar os preparados.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

GUILHERME VIEIRA

25 de mar. de 2013

Bom dia na verdade só estou buscando informações nesta área, pois vou iniciar um curso só depois vou começar meu negocio nesta área. Meu negocio sera confeitaria tipo francesa: tortas, doces, salgados e outros se puderem me ajudar mandando uma ajuda agradeço. Um forte abraço.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar. de 2013

Olá, Guilherme!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.

Atencisoamente,

Ana Carolina dos Santos

Monica Freitas

17 de jul. de 2012

Quero abrir uma padaria e confeitaria e preciso de um curso de panificação que seja bom e de baixo custo. Com aulas presenciais, gostaria muito de uma indicação. Quero também informações que podem me ajudar a abrir minha panificação. Desde já sou grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jul. de 2012

Olá, Mônica!

O CPT possui cursos, constituídos de livros interativos e filmes em DVD, na Área de Padaria.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ELIANA CRANCHI

4 de jul. de 2012

Bom Dia! Quero iniciar no ramo de padaria e necessito fazer um curso de panificação. Resido em Itaipu - SP, próximo a jaú. Onde posso realizar este curso mais perto de minha residência. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul. de 2012

Olá, Eliana!

Nossas consultoras entrarão em contato para fornecer mais informações sobre o curso.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Juniel Coelho

3 de mai. de 2012

Estamos abrindo um novo comércio e gostaria de saber se compro máquinas de produção usadas ou novas. A familia abriu dessa maneira e está no mercado até os dias de hoje, porém penso que são novos tempos, a legislação foi alterada e os equipamentos têm que atender a nbr. O que acham que devemos fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jun. de 2012

Boa tarde, Juniel!

Em caso de dúvida em relação à compra de máquinas novas ou usadas para o seu empreendimento, coloque no papel as vantagens e desvantagens de ambas as opções. Se estiverem em bom estado de conservação e tiverem uma produção próxima ou similar à dos equipamentos novos, os de segunda mão podem perfeitamente servir às exigências do seu estabelecimento, pelo menos no início, quando os gastos são excessivos e o retorno ainda é incerto. Enfim, não deixe de avaliar as perdas e os ganhos antes de fechar qualquer negócio.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?