Confeitaria entra na moda do food service

Quem está de olho nas tendências da indústria confeiteira deve encaminhar sua produção no sentido de valorizar receitas caseiras

Ter uma linha de produtos diferenciados é essencial para garantir o sucesso.

O processo de terceirização da produção de sobremesas tem sido uma das oportunidades de negócios geradas pelo segmento de food service. Os principais clientes são os restaurantes, cafeterias, lanchonetes, supermercados e hotéis. Essa união tem beneficiado os dois lados, um  ganha na venda em escala e o outro pode comercializar um produto de preparo detalhado e qualidade padronizada.

Além dessas vantagens, os setores que revendem não precisam se preocupar com a produção, estocagem, contratação de mão-de-obra especializada, compra de matérias-primas, entre outras  responsabilidade inerentes à confeitaria.

Para quem está de olho nas tendências da indústria confeiteira, deve encaminhar sua produção no sentido de valorizar receitas caseiras. Essa é a carência do consumidor, doces simples e saborosos. O principal objetivo e desafio é fabricar de forma artesanal em escala industrial.

Segundo a professora da HOTEC Marina Queiroz, especialista em panificação e confeitaria, para garantir um bom produto final é preciso tomar cautela com a grande quantidade de matéria-prima estocada. “Procure não estocar muitos alimentos, pois a maioria envelhece e perde o frescor e a qualidade. Farinha e amido devem ser guardados em recipientes fechados hermeticamente. Os mais frágeis, como o creme de leite e o chocolate, só devem ser comprados no último momento. Compre as frutas maduras principalmente quando for preparar geleias. As frutas cítricas devem ser compradas de culturas orgânicas, principalmente quando for utilizar a casca”, explica a professora no curso Básico de Confeitaria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Ter uma linha de produtos diferenciados é essencial para garantir o sucesso. Para isso, é interessante que o empresário desenvolva um portfólio, criado com combinações surpreendentes de sabores que ajudam na produção exclusiva de sobremesas. Nesse ramo, o empreendedor também pode formular linhas especiais de produtos direcionados para cada área de negócios de seus clientes.

Por: Ariádine Morgan

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