Quais os requisitos para se tornar um grande livreiro e conduzir sua livraria ao sucesso? Bom, tudo começa com a importância que se dá ao produto a ser comercializado. O livro tem grande valor cultural e educacional para a sociedade. Para montar sua livraria, você precisa aprofundar seus conhecimentos a respeito desse mercado, sobre o porquê de as pessoas apreciarem o livro e o adquirirem.
“O livro transmite conhecimentos de forma democrática e, também, possibilita promoção social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e formação do cidadão”, afirma Eduardo Yasuda, professor do curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O primeiro passo antes de abrir uma livraria é entender de livros, ou seja, envolver-se de fato nesse segmento. Isso motivará e definirá as ações.
É indispensável também obter capacitação e atualizar-se constantemente. Esse tipo de negócio tem expandido e diversificado as vendas, oferecendo, entre outros artigos (chaveiros, notebooks, canecas, brinquedos, cartões, café, lanches), presentes personalizados para crianças, adultos, jovens e crianças. Eles são diferenciais que atraem os clientes à loja.
Além disso, a venda pela internet é um campo que pode ser explorado e que também precisa de preparação especial. Outro aspecto que ganha cada vez mais espaço é a discussão sobre os livros digitais, que já são uma tendência e exigem adaptações entre os integrantes do segmento. Nos EUA, por exemplo, as vendas dessas obras para serem lidas em dispositivos eletrônicos já estão em expansão, é o que mostram os dados de uma pesquisa realizada pela Book Industry Study Group (BISG).
A fim de alcançar seus objetivos, como em qualquer outro empreendimento, será preciso providenciar o plano de negócio, o planejamento estratégico, as práticas e os recursos decorrentes deles. Para embasar seus projetos, o empresário terá de recolher informações e executar algumas medidas como: identificar o perfil do cliente; escolher a localização; adotar estratégias de marketing, administrativa e comercial; conhecer os custos de montagem e de operação da livraria.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.