Para desenvolver o setor de telemarketing da empresa, antes de tudo, é preciso ter uma boa estratégia. O especialista Tonini Junior, sócio-diretor de vendas e varejo da Praxis, em entrevista à Revista PEGN, deu dicas importantes para melhorar o serviço de vendas por telefone. Segundo ele, primeiramente, o vendedor precisa estar bem preparado. Para isso, é necessário ter um bom sistema de cadastro e gerenciamento das vendas, assim como um serviço de registro de histórico que permita conhecer os clientes e ajudar a encontrar o que eles desejam.
Tonini Junior afirma que é fundamental a rapidez no contato com o cliente. Ele explica que a abordagem precisa ser breve e objetiva, já que a tendência é de as pessoas tentarem desligar o telefone. Desse modo, é importante ter um roteiro e ir direto ao ponto, demonstrando as vantagens de adquirir tal produto ou serviço.
Por fim, o especialista destaca que a interação é a principal vantagem do uso do telefone para realizar vendas. Ou seja, ele acredita que o vendedor deve cativar o cliente através de uma relação amigável, descontraída e animada. O contato pessoal faz com que o cliente adquira uma maior confiança no vendedor e na empresa.
Por: Maria Clara Corsino.
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