
Conab afirma que a diferença entre a produção das safrass de café está diminuindo. Foto: reprodução.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a primeira estimativa do ano para a safra de café. De acordo com a instituição, devem ser colhidas entre 46,98 milhões e 50,16 milhões de sacas de 60 quilos de café.
Por conta da bi-anualidade negativa, a produção de café em 2013 deve ter uma queda entre 7,6% a 1,3%. Ocorre uma alternância de produtividade maior e menor nas safras de café, principalmente do arábica. Em 2012, ano de bi-anualidade positiva, houve um recorde histórico na cafeicultura.
A Conab destacou que a diferença entre as safras de baixa e alta produção está reduzindo ao longo dos anos. Isto vem ocorrendo por conta dos avanços tecnológicos incorporados à cultura, que tem permitido uma maior produtividade e a superação da influência de fatores naturais.
Ainda segundo a Conab, as variedades de conilon e arábica, juntas, ocupam uma área plantada de 2.375,79 mil hectares no país. Houve um crescimento de 2% em relação ao ano passado, quando foram plantados 2.329,36 hectares com café. A maior área por estado está em Minas Gerais, com um total de 1.241,12 mil hectares, 52,5% do total. Cerca de 97% do café cultivado em Minas são da espécie arábica.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.