Muita gente acha que os gatos só comem e dormem e não costumam se importar com os donos. De fato, eles são mais independentes do que os cachorros. Mas, ao contrário do que se pensa, eles também precisam de carinho e muitos cuidados.
O comportamento dos gatos varia com as raças. Por exemplo, os siameses são agitados e os persas são manhosos. No entanto, de um modo geral, os cuidados com eles são os mesmos. Por serem animais de hábitos noturnos, é comum que eles durmam até 18 horas por dia. Mas, podem se adaptar aos horários da casa e seguir a rotina dos donos. Ou seja, eles dormem enquanto os donos estão fora de casa.
Uma forte característica dos gatos é que eles comandam a própria rotina. Isso pode se tornar uma vantagem quando se trata da higiene, pois não é necessário ensiná-los onde fazer cocô e xixi. Instintivamente eles farão na caixa de areia e depois enterrarão a sujeira. Em seguida, é só limpar a caixa para que a casa não fique com cheiros desagradáveis.
Quanto à alimentação, a ração precisa estar sempre disponível. Não é necessário oferecer outros alimentos, como o leite. Esse pode até causar diarreia e sérios problemas intestinais. O melhor é deixar apenas a ração e uma vasilha com água em abundância em um recipiente largo, já que eles não gostam de encostar o bigode nas laterais.
É muito importante manter as vacinas em dia. Assim como todo bicho de estimação, eles devem ser vacinados com frequência e levados ao veterinário. Essa medida protege o animal e os donos, já que muitas doenças adquiridas pelos gatos podem ser transmitidas ao homem.
Cuidado com mudanças bruscas no ambiente. Os gatos são territorialistas e podem estranhá-las. Entretanto, é normal que eles se escondam em locais estranhos, como dentro de gavetas e em cima do guarda-roupa. Para evitar que saiam arranhando tudo pela casa, é bom comprar brinquedos especiais em pet shops, pois os gatos lixam as próprias unhas. O animal pode ser castrado para evitar fugas noturnas.
Por: Maria Clara Corsino.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.