WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

5 de outubro, Dia da Ave!

O Brasil é considerado o terceiro país no mundo em diversidade de aves

O acesso, uso e comércio de animais silvestres é controlado pelo IBAMA.

Essa data comemorativa foi instituída no Brasil pelo Decreto nº63.234, de 12 de setembro, de 1968. Ele oficializou o  popular sabiá como o representante simbólico da fauna ornitológica brasileira. Esse dia tem um objetivo educativo, é uma oportunidade para conhecer as espécies nacionais e aprender a preservá-las. O Brasil é considerado o terceiro em diversidade no mundo, e atualmente luta contra o tráfico e o contrabando de aves.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA é o órgão que regulamenta e fiscaliza as ações referentes à fauna. Entre as aves silvestres, há algumas liberadas para a criação amadorista e outras para a comercial. Em ambos os casos, é necessário que o criadores estejam devidamente registrados.

No caso das aves domésticas, comos as galinhas e as codornas, elas  movimentam o forte setor de avicultura brasileira. O controle desses animais é realizado pelas Secretarias e Delegacias vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Gerências de Zoonoses, ligadas ao Ministério da Saúde ou às Secretarias Estaduais de Saúde.

O que você precisa aprender como criador?

O CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou cursos para ajudá-lo. Quanto à categoria de silvestres, tendo em vista a possibilidade de extinção de alguns, devido à caça predatório e ao desmantamento, criá-los em cativeiro legalizado pode ser uma estratégia de conservação ambiental. Informe-se por meio dos cursos Criação Comercial de Canário da Terra, Criação Comercial de Curiós e Bicudos, Criação Comercial de Papagaios, Araras e Maritacas, Criação de Ema.

Para a avicultura, o CPT oferece formação e suporte ao produtor rural por meio dos cursos: Criação de Frango e Galinha Caipira; Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos; Codornas - Iniciando a Criação; Galinhas Poedeiras Cria e Recria; Criação de Marrecos, entre outros.

Por Luci Silva


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?