
A cutia é um animal rentável. Cada 100gr de sua carne contém apenas 123kcl, além disso, é muito rica em cálcio e fósforo.
Para que a criação de cutia seja rentável, é necessário aumentar o número de animais abrigados em uma área, o que requer certo nível de adaptação ao cativeiro, pois esses são animais solitários, que só se encontram para a reprodução.
O sucesso desse tipo de criação depende do conhecimento de hábitos reprodutivos, bom manejo, alimentação sadia e balanceada, higiene e cuidados sanitários. O animal criado em cativeiro é muito mais dócil e fácil manejar que um animal selvagem, introduzido no plantel.
A criação apresenta vantagens. Uma delas é o baixo custo de implantação, pois as instalações são simples. Há animais disponíveis para captura na natureza e é possível aproveitar as instalações existentes na propriedade, como pocilgas e aviários. Além disso, o custo operacional é baixo, porque o manejo é facilitado.
Outra vantagem é a alimentação, que em sua maioria é composta de frutas, grãos e tubérculos, complementada com ração concentrada. Pode-se, também, utilizar as frutas que sobram nos pomares. A carcaça possui elevado rendimento. Depois do abate, o aproveitamento é de 70%. O couro que permanece na carcaça determina esse alto valor. O abate é simples e fácil, podendo ser realizado na propriedade.
As cutias são animais rústicos e possuem grande resistência a doenças. De acordo com o professor Fábio Morais Hosken, no curso Criação Comercial de Cutias, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “a carne desses animais é tão apreciada quanto a carne de paca, a mais procurada no mercado entre os tipos exóticos”.
Ainda de acordo com o zootecnista e consultor do SEBRAE – MG, a carne é apreciada pelo baixo teor calórico. Cada 100gr contém apenas 123kcl, além disso, é muito rica em cálcio e fósforo.
O mercado de criação e comercialização de cutias está em expansão. Há grande procura por matrizes e reprodutores, para a formação de novos planteis. Um bom marketing também pode tornar a carne mais vendida e apreciada.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Antônio Marcos walger
11 de jun. de 2018Bom dia! Queria saber qunto custa um casal de cotia

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2018Boa tarde Antônio Marcos,
Sugiro que pesquise em um mecanismo de busca como o Google, para saber onde encontrar na sua região e o valor.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Jackson
9 de fev. de 2018Onde posso adquirir matriz

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de fev. de 2018Olá Jackson,
Recomendamos que entre em contato com o Órgão Ambientel de sua cidade, para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Rogério Adriano Kaefer
13 de dez. de 2016Gostaria de saber: A carcaça da cotia é vendida com o couro Qual é o valor médio do kg da carne da cotia. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de dez. de 2016Olá Rogério,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Pode ou não ser vendida com o couro e o custo está em média de R$ 270,00 a peça com cerca de 4 a 5 kg.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

marcos
19 de nov. de 2016Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov. de 2016Olá Marcos,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Emanoel da Silva Biscarde
9 de jun. de 2016curso de criação de cotia em cativeiro

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de jun. de 2016Olá Emanoel,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Welton
10 de mar. de 2016Gostaria de saber como distinguir a cutia macho da fêmea tenho duas mais não sei se são machos ou fêmeas já as tenho a mais de ano e nunca deram cria, vocês podem me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mar. de 2016Olá Welton,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Visualmente, o macho não difere da fêmea, sendo, portanto, necessário fazer a sexagem por meio da palpação, com posterior marcação, a fim de diferenciá-los. Os roedores se diferem principalmente das outras ordens, por apresentarem dois pares de incisivos, um superior e outro inferior, que possuem crescimento contínuo, e pela ausência de caninos, sendo característico um longo espaço entre os incisivos e os molares.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

jorge
15 de nov. de 2015Olá eu gostaria de saber se algums alimento prejudica a gestão dos animais cotias? Ou seja muitos dizem q comida de panela se a cotia comer e estive prenha perde a cria isso e verdade?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de nov. de 2015Olá, Jorge!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As cutias têm hábito diurno, porém gostam de se alimentar ao entardecer. Comem coquinhos, castanhas-do-pará, frutas, verduras e legumes, mas também gostam muito de milho, cana-de-açúcar e mandioca. Em relação a outros tipos de alimentação recomendamos que procure um médico veterinário.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

marcelo gandin
20 de ago. de 2015Gostaria de uma indicacao de onde conseguir comprar casal de cutias

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de ago. de 2015Olá, Marcelo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em casas especializados em produtos agrícolas você deve encontrar mais informações sobre criadores.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

DESIO CAVALCANTE ALEXANDRE
21 de jul. de 2015Muito boa as informações e explicações sobre essa raridade sobre esse animal gostaria de informações sobre paca

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de jul. de 2015Olá, Désio!
Agradecemos seu comentário. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Delza Xavier de Lacerda Gomes
31 de dez. de 2014Já conheço esse curso, é muito bom com ele conseguimos fazer tudo certo.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de jan. de 2015Olá, Delza!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso curso.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos