WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cadastro no IBAMA é o primeiro passo para legalização da criação de serpentes

No Brasil, existe uma legislação específica para o criatório das serpentes, a Portaria IBAMA nº118/97

 

Os animais autorizados para a comercialização são, geralmente, marcados com chip que permite o controle, tanto do proprietário quanto do IBAMA.

 

Com o objetivo de se evitar os problemas de contrabando e caça ilegal de animais silvestres, o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, tem a responsabilidade pelo controle da legislação de criatórios de serpentes. No caso do Brasil, existe uma legislação específica, a Portaria IBAMA nº118/97.

A grande dúvida é esta: é permitido legalizar uma animal silvestre?

De acordo com o professor Dr. Stefan Tutzer, no curso desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Criação de Serpentes, “legalizar significa tornar legal aquilo que não o é. O IBAMA não legaliza ou regulariza a posse de animais sem origem conhecida ou que tenha sido adquirida de forma ilegal”.

A chefe do setor de Ecossistemas do IBAMA – SP, Loreta Figueira, diz que para montar um criadouro, o interessado deve enviar, primeiramente, ao órgão competente de sua região, a chamada carta-consulta, que deve conter os objetivos, as espécies que pretende criar e o local que será destinado ao criadouro. Sendo aprovado nessa primeira etapa, o interessado deverá apresentar um projeto mais abrangente e detalhado de como a área será usada e os objetivos gerais da criação. O IBAMA irá fazer uma vistoria no local e, se tudo estiver dentro das exigências estabelecidas, o futuro criador obterá o registro, que autoriza o negócio.

As regras estabelecidas na Portaria nº118/97, que versam sobre normatização de criadouros de animais da fauna silvestre brasileira, devem ser seguidas, e o proprietário precisa ficar atento às alterações na legislação, pois, frequentemente, o local será visitado por fiscais do IBAMA.

Os animais autorizados para a comercialização são, geralmente, marcados com um chip que permite o controle, tanto por parte do proprietário, que terá total domínio sobre todos os indivíduos do seu plantel, quanto pelo o IBAMA, que poderá fazer a fiscalização e controlar as serpentes legalizadas. Para o criador, essa marcação facilitará a disponibilidade de informações quanto às atividades ocorridas, como o controle de crias, nascimentos, mortes e doenças.

Por: Ariádine Morgan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Adelmo dos Santos Martins

18 de nov de 2019

CONVERSANDO COM UM CRIADOR DE SERPENTES PARA EXTRAÇÃO DE VENENO, FIQUEI COM GRANDE INTERESSE EM INGRESSAR NO NEGÓCIO, GOSTARIA DE TODAS AS INFORMAÇÕES PRECISAS, PARA EU TER NOÇÃO DO CUSTO PARA MONTAGEM DO NEGÓCIO, POR GENTILEZA, SE FOR POSSÍVEL ME PASSA INFORMAÇÕES POR FAVOR. OBRIGADO!

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov de 2019

Olá,Adelmo 

Como vai?

O CPT disponibiliza na área em questão o curso:Criação de Serpentes Para Produção de Veneno. Este curso aborda a criação das espécies de serpentes capazes de inocular peçonha; sobretudo, no que diz respeito à produção para fins farmacêuticos.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Natasha Mitone

5 de nov de 2019

Ola, tudo bem? Adquiri recentemente uma pet e o forte serão animais exóticos, gostaria de saber os passos necessários para que eu posso conseguir a licença junto ao ibama para poder comercializar.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov de 2019

Olá,Natasha 

Como vai?

Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para que os mesmos possam orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Pamela Vasconcelos

2 de nov de 2019

Olá, boa tarde. Queria saber como eu faço pra legalizar uma corn snak, pq até aonde eu pesquisei ela não é legalizada no Brasil.. E queria começar com uma corn snak.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov de 2019

Olá, Pamela 

Tudo bem?

Recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para que o mesmo possa orientá-la de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Gilson Vieira de Freitas

27 de out de 2019

TENHO GRANDE ENTERESSE EM CRIAÇÃO DE SERPENTES (COBRAS), GOSTARIA DE TODAS AS INFORMAÇÕES PRECISAS, PARA NÃO TER EMBARAÇOS NA FORMAÇÃO DO PROJETO. OBRIGADO

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2019

Olá, Gilson

Tudo bem?

Agradecemos sua visita a nosso site!

O CPT disponibiliza na área em questão o curso: Criação de Serpentes Para Produção de Veneno. Este curso aborda a criação das espécies de serpentes capazes de inocular peçonha; sobretudo, no que diz respeito à produção para fins farmacêuticos, mostrando como montar e manejar um serpentário.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

José de Arimatea

14 de out de 2019

Bom dia. Qual documentação e preciso para criar serpentes constritoras domesticamente sem fins lucrativos ? Muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out de 2019

Olá, José

Como vai?

Recomendamos que você procure os órgãos responsáveis na sua região para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.. Assim, evita-se problemas futuros.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Waldir da Conceição pereira

10 de out de 2019

Quero me cadastrar, para criar serpentes e extrair e comercializar o veneno. Tenho que ir pessoalmente ao Ibama ou posso fazer pela internet?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de out de 2019

Olá Waldir da Conceição Pereira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para solicitar a lincença, será necessário comparecer ao Ibama, para que eles lhe informem qual o procedimento para a obtenção da autorização. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso de criação de serpentes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Getúlio Pereira da Silva Filho

22 de ago de 2019

Quero me cadastrar para criar cobras para extrair e comercializar o veneno, mas não consigo realizar meu cadastro via internet. Gostaria de obter ajuda Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de ago de 2019

Olá Getúlio Pereira da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para realizar a regularização de um criatório de serpentes, é necessário dar entrada com o pedido de autorização junto aos órgãos ambientais e IBAMA.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

JESSICA MARTINS

10 de ago de 2019

Olá, Tenho interesse em montar um criadouro de serpentes.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago de 2019

Olá Jessica Martins,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que tem interesse na implantação de um serpentário. Com o nosso curso, você aprenderá tudos os passos e procedimentos necessários para ter sucesso nesta atividade. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Robson S Silva

7 de ago de 2019

Olá, Sou, Robson S. Silva, tenho interesse pela criação de serpentes para produção veneno. Vi que é lucrativo e importante para a medicina.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de ago de 2019

Olá Robson S Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes pelo seu interesse em realizar o curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que será fundamental para o seu sucesso com a criação de serpentes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

João Paulo de Jesus Silva

3 de ago de 2019

Olá Tenho um sítio e gostaria de iniciar uma criação de serpentes para produção de veneno. Gostaria que entrassem em contato comigo para receber informações, para que eu possa iniciar minha criação.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de ago de 2019

Olá João Paulo de Jesus Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você está interessado em fazer nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso de criação de serpentes.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!