
As áreas de soltura de animais silvestres – Asas – têm a importante missão de resgatar, tratar e soltar na natureza os animais apreendidos, principalmente aves, vítimas do tráfico. Ao todo, o projeto conta com cerca de 45 centros de triagem, na sua maioria, gerenciados pelo Ibama.
Corujas, papagaios, araras, aves das mais variadas espécies, como o Trinca-ferro, Azulão, Tico-tico e Coleirinhas; tartarugas, quatis, furões, macaquinhos e tucanos, são só algumas das inúmeras espécies na mira do tráfico que, além da crueldade em que submetem os animais, pouco respeito têm para com suas vidas.
Na grande maioria das vezes, a salvação dos animais vem por meio de denúncia anônima. Após serem recuperados, dependendo do tempo que ficaram longe de seu habitat natural cerca de 15% não sobrevivem e outros 15% não conseguem mais se recuperar, necessitando viver em cativeiro para sempre. Quando chegam nas Asas, os animais são cadastrados e seguem para a triagem, passando por inúmeros exames de finalidades diversas, entre eles evitar que transmitam doenças aos que já estão por lá.
Para fazerem parte do projeto Asas, proprietários de áreas rurais devem, em primeiro lugar, solicitar uma análise ambiental, na qual serão analisadas a existência de diversos recursos naturais, como água em boa quantidade, significativa existência de biomas, recursos vegetais preservados e, principalmente, realizar um levantamento da fauna local para que ali, futuramente, só sejam soltos espécies de animais já existentes, não correndo o risco de introduzir outras novas espécies em locais onde nunca existiram. O próximo passo, então, é construir viveiros para receber as aves por um determinado tempo até que estejam habilitadas a viverem na natureza novamente.
Quem trafica ou cria animais silvestres, sem autorização, está sujeito a multas e detenção de seis meses a um ano.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ricardo Cristóvão Veloso
27 de mar. de 2021Bom dia, eu tenho uma propriedade rural em MG, como consigo mais informações para transformar minha propriedade em uma área de soltura e tratamento de animais?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de abr. de 2021Olá, Ricardo
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika