
O que é o que é: massa frita dourada, inflada de ar, recheada e fumegante, de um palmo de altura e que faz o engravatado e o pé-descalço sentarem lado a lado em uma barraca montada sobre o asfalto? Se você respondeu que é um pastel, parabéns! Você acertou. De meados do século 20 para cá, os pastéis viraram instituição gastronômica, consumida por gente de diferentes classes sociais – e países. Mas, uma coisa é certa: para fazer um pastel perfeito, gordinho, crocante, sequinho e bem dourado em casa, bastam apenas água, farinha, sal e um pouco de cachaça. Quer saber como? Veja as dicas abaixo:
Preparação da massa
1- Não deixe de misturar um pouco de cachaça à massa para que ela fique bem crocante;
2- Sove bem a massa para que ela fique lisa, homogênea e elástica;
3- Pastel leve e crocante tem um segredo: espessura da massa. Quanto mais fina ela for, mais delicioso será o pastel depois de frito;
4- Terminou de fazer a massa? Recheie o pastel e frite. Se necessite guardá-la, enrole-a em plástico filme, mantendo a umidade e impedindo o ressecamento.
Montagem do pastel
Assim como o pastel de feira, o pastel caseiro tem de ter um espaço entre a massa e o recheio, cerca de 1/3, para que o vapor saia bem devagar. Sendo assim, evite colocar muito recheio no pastel.
Fritura
1- Terminou de rechear o pastel, frite. Pastel guardado em geladeira pode desandar a massa;
2- Coloque boa quantidade de óleo na panela. Nada de economizar. É importante que ele esteja novinho. O óleo de canola ou girassol são os mais indicados para pastel;
3- Espere até que o óleo fique parado na panela, sem bolhas. Esta é a temperatura ideal;
4- Jogue um pedacinho da massa no óleo. Se fizer bolas e barulho, está na hora de fritar o pastel;
5- Não deixe de virar o pastel para que os dois lados fiquem com a mesma cor;
6- Preste muita atenção quando estiver fritando o pastel, já que ele chega no ponto rapidinho. Uma boa dica é esperar que ele fique douradinho, com a massa cheia de bolhas e as bordas amarronzadas antes de tirá-lo;
7- Antes de colocar o pastel que você acabou de tirar da panela no papel toalha, seque-o em uma peneira ou em um escorredor de macarrão.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Estadão.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

marcelo conceição de souza
19 de nov. de 2018boa noite tenho uma duvida hj fiz uma massa de pastel sem tempo coloquei na geladeira para descansar só poderei abrir amanhã minha massa vai estragar??????no aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de nov. de 2018Olá Marcelo,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ela não estragou, você pode usar. O ideal, quando vai demorar mais dias para o consumo é congelar a massa, e quando for usar, tirar um dia antes e deixar a massa descongelar na geladeira.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto