WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como preparar o café perfeito

Os brasileiros já estão mais do que familiarizados com o café, mas nem todos sabem preparar o café perfeito

Como preparar o café perfeito

“Os brasileiros já estão mais do que familiarizados com o café. A maioria não consegue passar bem o dia se não tomar uma boa xícara de café logo pela manhã. O aroma do café coado na hora é indescritível e chama a atenção de todos que se encontram no ambiente”, destaca Maria Goretti Starling de Oliveira, Mestra em nutrição humana e professora do Curso CPT a Distância e Online Receitas com Café para Cafeterias, Lanchonetes, Restaurantes e Hotéis.

Como nem todos sabem preparar aquele cafezinho com sabor incomparável, escolhemos algumas dicas para você preparar o café perfeito. Vamos a elas?

Marca e tipo de café


Ao comprar café, atente para a marca! Confira se o produto apresenta selo de pureza e qualidade da ABIC. O objetivo é garantir a boa procedência do café, sem presença de resíduos que desqualificam a bebida. Quanto ao tipo de café, o melhor é aquele que agrada ao gosto do consumidor. São inúmeras as opções: café gourmet, café orgânico, café extraforte, café intenso, café suave, café tipo exportação, entre outros.

Embalagem e conservação


Outro quesito importante refere-se à embalagem do café. Prefira produtos embalados a vácuo, pois conservam o aroma e sabor do café ao máximo. Quanto ao armazenamento do café, após a abertura da embalagem, ele deve ser acondicionado, em recipiente hermeticamente fechado, de preferência, dentro da geladeira. Com isso, ele mantém suas características sensoriais e aumenta a sua durabilidade.

Grãos moídos na hora


Se formos comparar o pó de café envasado aos grãos de café torrados, prefira a segunda opção. Geralmente, a moagem de grãos, no momento do consumo, preserva o sabor e o aroma do café. Existem estabelecimentos, que vendem café moído na hora, pois apresenta boa demanda. Algumas pessoas compram moedor de café, para moer os grãos em casa. Os preços dos moedores variam de R$70 (manuais) a R$600 (automáticos).

Coador de pano ou papel?


Qual o melhor? Coador de pano ou papel? Tanto o coador de tecido de algodão como o filtro de papel não comprometem o sabor nem o aroma do café. Se considerarmos a higiene, o coador de papel é o melhor; já o de pano nem tanto, pois é de difícil limpeza. Sendo assim, pela higiene, praticidade e viabilidade no preparo, o campeão é o coador de papel, fabricado com 100% de fibras de celulose.

Qualidade da água e fervura


A qualidade da água é determinante para a aparência, o sabor e o aroma do café. Quando o café é preparado com água da torneira, os elementos químicos contidos na água afetam as características sensoriais da bebida. O ideal é usar água mineral ou filtrada, para que o cafezinho saia perfeito. Outro aspecto importante é não permitir que a água ferva, pois pode alterar a sua acidez. Quando a água formar bolhinhas, este é o ponto correto para coar o café.

Proporção de café e água


A proporção de café e água deve garantir harmonia à bebida, nem exageradamente forte nem excessivamente fraco. Para não errar na quantia de café e água, siga o seguinte: para cada litro de água, são recomendadas 6 colheres (sopa) de pó de café. Outra dica imperdível: o tempo máximo para consumo do café é uma hora. Após esse período na garrafa, o café perde suas qualidades de forma significativa.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cozinha Profissional.

Leia o artigo "Características do café espresso perfeito."

Fonte: blog.clubecafe.net.br

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!