
O risoto é um prato italiano muito antigo e tradicional. Um dos mais famosos risotos já conhecidos, "Risotto alla milanese”, foi preparado, pela primeira vez, em 1574, por Valério de Fiandra em Milão. No Brasil, o risoto passou a ser conhecido, na metade do século XIX, graças aos imigrantes italianos. Com o passar dos anos, o prato sofreu adaptações, incrementado com ervas, carnes e queijos variados, além de um bom vinho branco.
Como preparar risoto super cremoso?
1. Usar panela funda e estreita
Para fazer risoto, a panela não pode ser larga nem grande. Caso contrário, o arroz não desprenderá amido da forma adequada. Como resultado, o risoto não ficará cremoso. O ideal é usar uma panela funda e estreita, que distribua bem o calor, para cozinhar os grãos de arroz por igual.
2. Regar com moderação
O arroz não pode ser regado, a todo o momento, senão ficará encharcado e perderá a cremosidade. A recomendação é deixar o arroz absorver todo o caldo, para adicionar novamente mais caldo. O objetivo é permitir que os grãos tenham contato uns com os outros, para desprender o amido aos poucos.
3. Usar chama média
Embora o cozimento do risoto deva ser lento, é importante conservar a chama média. Chamas muito baixas fazem com que o arroz arbóreo demore a cozinhar.
4. Mexer quando regar
É importante que o arroz em cozimento permaneça continuamente quente. A dica é mexer apenas após a adição do caldo quente para que o risoto não esfrie.
5. Cozinhar o arroz arbóreo separadamente
Antes de adicionar quaisquer elementos, como tomate seco, alho-poró, abobrinha ou camarão, é indispensável cozinhar o arroz arbóreo primeiramente. Os demais ingredientes devem ser preparados à parte. Eles devem ser adicionados apenas ao fim do processo.
6. Jamais lavar o arroz arbóreo
Outra recomendação importante é jamais lavar o arroz arbóreo. Ele tem a característica principal de conter amido em seus grãos, o que dá cremosidade ao risoto.
7. Cozinhar o arroz arbóreo al dente
O risoto perfeito apresenta cremosidade sem empapar. Os grãos de arroz devem ser cozidos al dente para um risoto mais encorpado.
8. Usar caldo quente
Durante o preparo do risoto, o caldo usado nas regas deve estar quente. Se for usado caldo frio, o arroz esfria, o que compromete o cozimento adequado do arroz.
9. Fazer caldo caseiro
Os caldos para a rega do risoto ficam muito mais saborosos, quando feitos de forma caseira, sejam eles de legumes ou ossobuco, sejam eles de peixe ou frango.
10. Adicionar queijo ao fim do processo
Os queijos parmesão ou mascarpone devem ser adicionados ao risoto, após desligar a chama, ao fim do preparo. Isso garante maior cremosidade ao prato.
Receita de risoto de alho-poró
Ingredientes:
->2 xícaras (chá) de arroz arbóreo;
->2 litros de caldo de legumes caseiro;
->60ml de vinho branco seco;
->6 dentes de alho amassados;
->1 xícara (chá) de queijo mascarpone;
->2 talos de alho-poró cortados em fatias finas;
->Cheiro verde a gosto;
->Azeite a gosto;
->Sal a gosto.
Modo de preparo:
Faça o caldo de legumes com cenouras, cebola e talos de alho poró. Reserve. Em uma panela, refogue rapidamente o alho no azeite. Acerte o sal. Adicione o arroz arbóreo e misture até que ele se torne transparente. Junte o vinho branco e espere evaporar. Em seguida, comece a regar o risoto com o caldo quente. Nesse momento, misture os grãos. Quando secar, regue novamente, mexa e deixe cozinhar. Repita o processo até que os grãos fiquem al dente.
Refogue o alho-poró em azeite e sal. Junte ao risoto, mexa e desligue a chama. Finalize com o queijo macarpone. Decore com cheiro verde. Sirva em seguida.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça o Curso CPT a Distância e Online de Cozinha Internacional - Parte 2.
Leia o artigo "Risoto ao parmeggiano - aprenda a fazer."
Fontes: eucomosim.com; portaleducacao.com.br (com adaptações)
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.