WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tipos de contaminações de alimentos

A contaminação dos alimentos se dá quando ocorre a presença de qualquer material nos alimentos. Ela poderá ocorrer de três maneiras, ou seja, a física, a química e a biológica

Contaminação de alimentos


Você sabe como ocorre a contaminação dos alimentos? E quando contaminados, você sabe identificar o tipo de contaminação que estes alimentos foram submetidos? Bom, caso não tenha muita experiência no assunto a primeira coisa a saber é que nem sempre um alimento com aparência saudável significa que está sem contaminação. Isso porque, algumas vezes, a ação dos microrganismos muda a aparência dos alimentos, outras vezes não.

Importante salientar nesse momento que alimentos bonitos podem conter microrganismos patogênicos, ou seja, que causam doenças aos consumidores. Outra forma de contaminação dos alimentos é devido à presença de toxinas nos alimentos, que são substâncias consideradas venenosas, expelidas pelos microrganismos, que também causam doenças.

Segundo Marina Queiroz, professora do Curso Profissional Avançado de Panificação, “A contaminação dos alimentos se dá quando ocorre a presença de qualquer material nos alimentos. Ela poderá ocorrer de três maneiras, ou seja, a “física”, a “química” e a “biológica”.

Contaminação Física


A contaminação física ocorre devido à presença de corpos estranhos aos alimentos. São considerados corpos estranhos: pedras, madeira, cabelo, pregos, giletes, fragmentos de insetos, entre outros.

Contaminação Química


A contaminação química ocorre devido à presença de compostos químicos estranhos ou de toxinas produzidas por microrganismos nos alimentos. São considerados compostos químicos estranhos os inseticidas, os detergentes, os metais pesados, os medicamentos, os corantes e os aditivos (não autorizados) entre outros.

Contaminação Biológica


Este tipo de contaminação ocorre devido à presença de microrganismos patogênicos nos alimentos, como por exemplo, bactérias, parasitas, vírus (hepatite), animais venenosos
(moluscos, peixes, mexilhões) entre outros.

Saiba mais sobre o assunto acessando as seguintes matérias


Como os alimentos se contaminam e como evitar que isso aconteça?
Cuidados primordiais para evitar a contaminação dos alimentos

Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo!


Conheça os Cursos CPT da área Padaria.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!