
O que popularmente chamamos mofo, ou bolor, cientificamente são chamados fungos, que, ao se desenvolverem, alteram o sabor dos produtos, prejudicam a qualidade dos mesmos e quase sempre liberam toxinas que são prejudiciais à saúde do ser humano, isso pode comprometer o seu negócio, aprenda com a professora Marina Queiroz, do Curso CPT de Profissional Avançado de Panificação, como lidar com esses problemas.
Geralmente, o pão produzido em escala comercial, possui umidade relativamente baixa, dificultando o desenvolvimento da maioria dos microrganismos. Apenas alguns tipos de mofos e bactérias conseguem sobreviver e se desenvolver nestas condições adversas de umidade. Estudos apontam que algo em torno de 10% das perdas anuais de pães são provocadas pelos fungos. E os mais comuns de serem encontrados são os dos gêneros:
— Rhizopus nigricans: o “mofo do pão” que produz pontos negros constituídos por esporângios e micélio branco semelhante ao algodão;
— Penicillium e Aspergillus sp.: Que apresentam conídios de coloração verde; e
— Neurospora sitophila: o “mofo roxo” do pão porque apresenta conídios de cor rosa.
Além da umidade dos produtos, o fatiamento do mesmo, o empacotamento do produto ainda quente e, ou, o armazenamento em ambiente úmido e com temperatura elevada são os fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos são microrganismos uni ou pluricelulares, isto é, dependendo do tipo podem possuir apenas uma ou várias células. Geralmente, utilizamos o termo “mofo” para referirmos a determinados tipos de fungos multicelulares que formam uma rede filamentosa denominada micélio, que é composta por filamentos individuais, chamados hifas.
As hifas são de dois tipos. As vegetativas são responsáveis por incorporar nutrientes para alimentar o fungo e as férteis que, possuem, em suas extremidades, estruturas reprodutoras, chamadas esporângios, onde estão localizados os esporos que são responsáveis pela produção e multiplicação dos fungos.
Os fungos podem se desenvolver tanto no interior como no exterior dos produtos alimentícios (panificados), sendo que, quando na superfície, geralmente criam na mesma, na região afetada, um aspecto aveludado característico.
Mas porque os pães mofam?
Os pães ao saírem do forno podem ser considerados isentos de fungos, uma vez que a temperatura de assamento é suficiente para eliminá-los. A temperatura de 100 °C, no centro do produto é suficiente para eliminar estes microrganismos. Então, a contaminação ocorre assim que os produtos saem do forno, durante as etapas que se seguem, como esfriamento, corte e embalagem, exposição, armazenamento, entre outros.
Como você já sabe, a umidade e a temperatura são os principais fatores climáticos que interferem no desenvolvimento de microrganismos. No entanto, é preciso saber que não é o total de água existente em um produto, mas sim a água disponível no mesmo que deverá ser considerada.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Padaria.
Por Equipe de Redação CPT.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Miguel Antônio Mendes Neto
9 de ago. de 2022Estou com problema de mofo nos meus pães de misto

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de ago. de 2022Olá, Miguel! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro

Fernando
26 de abr. de 2022Quais os ambientes ideais para armazenar o pão em casa, por exemplo, por 2 dias, para evitar o aparecimento de mofo?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de mai. de 2022Olá, Fernando! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!

Deivide
31 de jul. de 2020Como eliminar o mofo dos pães

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de set. de 2020Olá,Deivide
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O que causa o mofo no pão, além da umidade dos produtos, o fatiamento do mesmo, o empacotamento do produto ainda quente e, ou, o armazenamento em ambiente úmido e com temperatura elevada são os fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Douglas Geraldo de figueiredo
19 de fev. de 2020Faço rosquinhas de nata caseiro . Tô tendo problemas com mofo e já uso 36g de anti mofo pra 12 de trigo devo aumentar a quantidade essa semana morou muitas e prejuízos são grandes .

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de mar. de 2020Olá Douglas!
Às vezes, o lugar onde está armazenando ou a embalagem que está usando pode estar colaborando para evolução do mofo.

Fernando Goncalves Durao
16 de jun. de 2019Eu trabalho com canudos fritos recheado com doce de leite, a validade é de 60 dias. Eu uso ácido sórbico, tem algum outro tipo de conservante que posso usar para aguentar mais tempo? Posso usar os dois tipos sorbato de potássio e o ácido sórbico? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de jun. de 2019Olá Fernando Gonçalves,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Você pode utilizar os dois, sem problemas. Mas as quantidades utilizadas deverão ser calculadas por um profissional.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Clide Venturini
22 de mar. de 2019Controle de mofo em panificado

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2019Olá Clide,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

jailson tavares martins
5 de fev. de 2018bom dia faco bolinho pra vender mas mesmo usando antimofo estão morfando com dois dias. por favor me ajudem estou tendo muito prejuízo e perdendo clientes. desde ja agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de fev. de 2018Olá Jailson,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As vezes, o lugar onde esta armazenando ou a embalagem que esta usando pode estar colaborando para evolução do mofo tão rapidamente.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos