
A gordura pode ser considerada a vilã de qualquer alimentação saudável. Porém, em níveis adequados, ela também é importante para o nosso organismo, pois são fontes de energia fundamentais para absorver vários tipos de vitaminas. O que se torna determinante para dizer se ela é benéfica ou não é a sua fonte, o que determinará a quantidade e os tipos de gorduras que serão acrescentados ou eliminados da dieta, sendo importante também, saber as diferenças entre as saturadas e insaturadas.
Eiji Tomimatsu, professor do Curso a Distância CPT Básico de Cozinha, exalta a importância da gordura na elaboração de várias dietas, alertando para o consumo em excesso, que pode ser extremamente prejudicial ao nosso organismo.
Uma opção que tem se tornado tendência atualmente é a alimentação com alimentos naturais e sem preparação em excesso. Porém, alimentar-se bem não significa exatamente eliminar a gordura de uma dieta. É preciso entender que, assim como os carboidratos, por exemplo, as gorduras precisam estar em equilíbrio na alimentação.
- O que são gorduras saturadas?
Esse tipo de gordura é derivado de produtos de origem animal. É encontrada em carnes vermelhas e embutidas, como também em carnes brancas e na pele de aves. Ainda, estão presentes em manteigas, óleos, azeite, derivados de coco, bacon, carne e banha de porco, creme de leite e iogurtes, por exemplo. É considerada prejudicial ao nosso organismo, pois aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuem as taxas do colesterol bom (HDL), o que pode levar a acúmulo de peso e problemas cardiovasculares.
- O que são gorduras insaturadas?
Essas são, em sua maioria, de origem vegetal, podendo ser encontradas também em peixes. São benéficas ao organismo. Estão presentes nos azeites de oliva, óleo de canola e milho, em castanhas, salmão, abacate, amêndoa, sementes de linhaça, entre outros. Elas têm a capacidade de reduzir o colesterol ruim do organismo e de promover benefícios para os aspectos corporais. Porém, se consumidas em excesso, podem provocar doenças coronárias.
- Gorduras poli-insaturadas
As gorduras poli-insaturadas são ricas em ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, substâncias extremamente benéficas para o nosso corpo, uma vez que não são produzidas por ele e devem ser ingeridas em uma alimentação equilibrada. Auxiliam na redução do colesterol ruim e são encontradas no girassol, canola, milho, soja, óleo de soja, sementes de abóbora, atum, sardinha, frutos do mar, nozes, entre outros alimentos.
- Gorduras monoinsaturadas
Também atuam na redução do colesterol e apresentam mais benefícios do que a as poli-insaturadas porque agem diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de colesterol bom. Podem ser encontradas no azeite de oliva, em amendoins, castanhas, nozes e no abacate.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Gastronomia:
Básico de Cozinha
Profissional de Cozinha
Profissional Avançado de Cozinha
Fonte: Medicina Natural – medicinanatural.com.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.