Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Camada impermeável do solo: o que é e qual a sua importância?

Abaixo da superfície de todo solo existe uma camada impermeável, através da qual a água não consegue infiltrar

Camada impermeável do solo: o que é e qual a sua importância?   Artigos Cursos CPT

 

Abaixo da superfície de todo solo existe uma camada impermeável, através da qual a água não consegue infiltrar. Essa camada poderá ser formada por rochas ou por uma camada de solo bem adensada, sendo que sua profundidade varia de local para local. "Assim, determinar a profundidade dessa camada é muito importante no processo de construção de barragens, pois ela irá influenciar no tipo de barragem que poderá ser construída no terreno", afirma José Dermeval Saraiva Lopes, professor do Curso a Distância CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra, em Livro+DVD e Curso Online. No caso específico de pequenas barragens de terra, com até 10 m de altura total, a profundidade da camada impermeável poderá ser determinada da seguinte forma:

- Primeiro, escolhe-se um local aparentemente apropriado para construir a barragem de interesse;
- Depois realiza-se algumas escavações com profundidade máxima de um metro e meio no local onde a barragem será construída. Essas escavações poderão ser feitas com trados, pás, enxadas, etc. Além disso, elas deverão ser feitas, o mais próximo possível do local onde um provável núcleo impermeável será construído, ao longo do eixo da barragem e distanciadas entre si de, no máximo, dez metros;
- Em cada escavação, deverá ser cravado um vergalhão de ferro de 3/8 de polegadas, com comprimento de 3 a 3,5 metros, até atingir a camada impermeável. A camada impermeável será determinada, quando a pessoa que estiver realizando esta tarefa perceber que o vergalhão não mais penetra no solo, após inúmeras batidas sobre o mesmo;
- Neste momento, retira-se o vergalhão e mede-se até que profundidade ele penetrou no solo. Essa medida corresponderá à profundidade da camada impermeável.

Portanto, estando a camada impermeável a uma profundidade de até três metros, deve-se projetar a barragem como com um núcleo impermeável até atingir a camada impermeável. Porém, se o vergalhão for cravado no solo e a camada de impedimento (impermeável) não for alcançada, a barragem deverá ser construída com núcleo e cobertor impermeável. Neste caso, a profundidade do núcleo impermeável deverá ser de dois metros e meio.

A função do núcleo e do cobertor é de impedir que ocorra fluxo de água por baixo da barragem. O material ideal para se construir esses elementos (núcleo e cobertor) deverá ser formado por uma parte de argila e silte, duas de areia e cinco de cascalho. Entretanto, para pequenas barragens, pode-se utilizar um material proveniente de um solo argiloso, desde que possua um pequeno percentual de areia. O núcleo deverá ser construído na parte central da barragem até a altura da lâmina d’água, sendo mais largo em baixo e mais estreito em cima. Já o cobertor impermeável deverá ser construído inclinado, sendo mais alto junto ao núcleo impermeável, cuja altura deverá diminuir até encontrar o solo, já bem próximo do local onde a água será represada.

Saiba mais sobre as propriedades do solo, acessando as matérias abaixo:


- Percolação da água no solo: você sabe o que é isso?
- Solos saturados são propícios ao desenvolvimento de plantas?
- O que é o solo e por que devemos estudá-lo?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!