
Errado. "O que define o potencial hídrico de uma estrutura é o quanto de água ela possui, de modo que, quanto menos água, menor o potencial hídrico", explica Dr.ª Catariny Cabral Aleman, professora do Curso CPT Manejo de Irrigação.
Considerando que o fluxo da água acontece da estrutura de maior potencial para a de menor potencial, é a diferenciação entre esse parâmetro que permite o seu deslocamento em forma de sucção.
Sendo assim, o potencial hídrico das raízes, ao estar menor que o do solo em CC, suga a água, a qual vai para o xilema, cujo potencial é ainda menor, e, desse, para as folhas, que é mais baixo ainda.
Nesse contexto, fica fácil de compreender que, quando o solo está com um nível de umidade muito baixo (ponto de murcha) a ponto de seu potencial hídrico estar mais negativo que o próprio potencial hídrico da planta, a água não será absorvida pelo sistema radicular.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.