WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo de irrigação. Você sabe o que é isso?

As estratégias de irrigação não funcionam unanimemente para toda espécie vegetal. Portanto, tem de saber manejar a irrigação


Você sabia que nenhuma planta se desenvolve saudavelmente e produz alimento de qualidade e em quantidade satisfatória sem que a sua demanda de água seja diariamente suprida? Pois, acredite, é verdade.

“A necessidade de água dos vegetais varia de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontram e com as condições climáticas locais”, explica Dr.ª Catariny Cabral Aleman, professora do Curso CPT Manejo de Irrigação. Plantas jovens consomem menos água que plantas adultas em pleno desenvolvimento, por exemplo.

Além disso, aquelas cultivadas em local de clima seco e quente necessitam de maior quantidade de água, se comparadas a outras cultivadas em ambientes úmidos e com temperaturas amenas.

Como o volume pluviométrico anual não é bem distribuído em praticamente todas as localidades, sendo que, em muitas delas, esse volume, além de irregular, é baixo, o produtor deve lançar mão da irrigação para que sua lavoura mantenha a produtividade dentro do esperado.

Manejo de irrigação. Você sabe o que é isso?


Sendo assim, pode-se entender o conceito de irrigação como o fornecimento artificial de água visando suprir as necessidades hídricas das culturas e garantir a produção ideal, isto é, a produtividade máxima possível.

A irrigação pode ser aplicada de duas formas:


- Como irrigação complementar, muito utilizada no Sudeste e em regiões de má distribuição de chuvas, principalmente no cultivo de vegetais que podem completar o ciclo sem irrigação.
- Como irrigação essencial ou total, em que o cultivo depende exclusivamente da irrigação para alcançar suas taxas hídricas necessárias.

A adoção do manejo, independente do tipo empregado, poderá trazer muitos benefícios, mas é preciso saber fazer. Mas, afinal, por que é preciso manejar a irrigação?

As formas de aplicar a irrigação são:


- Irrigação plena: consiste em aplicar 100% da demanda hídrica da cultura que foi calculada baseada na umidade do solo, na evapotranspiração, etc.
- Irrigação com déficit controlado: consiste em aplicar menos que o total da demanda hídrica, mas garantindo a mesma produtividade esperada com a aplicação de 100% da demanda.
- Irrigação de salvamento: consiste em realizar a irrigação de 100% da lâmina estimada quando a cultura já está visualmente em condições de estresse hídrico.

Cada cultura tem sua demanda hídrica requerida, portanto essas estratégias não funcionam unanimemente para toda espécie vegetal. Como exemplo, cita-se o fato de aquelas que são mais sensíveis ao estresse hídrico, como as hortaliças, não poderem ser submetidas à irrigação de salvamento.


Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?